São Luís

Gaby Amarantos é atração confirmada do Carnaval

Rainha do Tecnobrega, a cantora vai mostrar todo o seu talento cantando o repertório especial que inclui músicas como Ex mai love, tema de abertura da novela Cheias de Charme, da TV Globo

Foto: Reprodução

Quem pensa que a expectativa para o Carnaval de Todos 2018, do Governo do Estado, é só dos foliões se engana. Os artistas, locais e nacionais, que têm apresentações marcadas para os cinco dias de festa, também estão contando os dias para animar o público maranhense.

Entre as atrações deste ano, estão grandes nomes do carnaval maranhense e brasileiro como a Máquina de Descascar Alho, Teresa Canto, Pinduca, Gaby Amarantos, Elza Soares, Flávia Bittencourt, Blocos Afros Juremê, Aruanda, Abiyeyé Maylô, Officina Affro, Omnirá, Netos de Nanã, Didara, Gdam, Abibimã e Akomabu, além dos shows da Banda Unidunitê, Banda Maria Vitória, Bloco Tradicional Os Inacreditáveis, Tambor de Crioula Alegria de São Benedito e muitos outros.

Gabi Amarantos, atração confirmada para o carnaval 2018 na ilha (Foto: Reprodução)

Uma das atrações do domingo de carnaval no circuito Beira-Mar, Gaby Amarantos, é só expectativa para os dias de folia em terras maranhenses. “A minha primeira vez no carnaval do Maranhão vai ser uma emoção imensa porque eu vou conhecer, eu vou mergulhar nessa cultura. A expectativa é muito grande para levar meu brilho, minha exuberância e minha alegria para o Maranhão”, conta a artista, que se apresenta com Pinduca, puxador do Bloco Lamparina, que se apresenta no circuito Beira-Mar. “É uma alegria muito grande representar Belém do Pará, representar essa música do Norte que é tão rica, tão bem recebida no mundo e misturar junto com a música do Maranhão, com o carnaval do Maranhão, que é único e especial. Vai ser uma oportunidade linda”, diz a cantora, que também promete fazer o circuito Beira-Mar dançar ao som de muito tecnobrega. “Comigo estará o Mestre Pinduca, que também é da minha terra, e vamos juntos trazer os sons do Pará para fazer todo mundo tremer”, destaca Gaby.

Conhecida por sua exuberância e por seu figurino extravagante – composto por brincos grandes, sapatos de 20 centímetros de altura com leds, roupas coloridas, cílios postiços, apliques de cabelo e acessórios coloridos, foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil que mistura ritmos folclóricos do Pará com música eletrônica. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música Hoje Eu Tô Solteira, uma versão da música Single Ladies, da cantora americana Beyoncé, e escrita pela banda paraense Banda Os Brothers. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de Beyoncé do Pará. O seu segundo sucesso nacional, Xirley, já possui mais de um milhão de acessos no YouTube.

Gravado na Periferia de Belém, Xirley é sucesso de visualizações no YouTube

Em maio de 2012, Gaby lançou seu primeiro disco solo, intitulado Treme, com produção de grandes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto. O segundo single do álbum, Ex Mai Love, é o tema de abertura da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. Foi indicada a diversos grandes prêmios da música, Grammy Latino, MTV Video Music Brasil, onde venceu as categorias de ‘Artista Feminina’ e ‘Artista do Ano’ de 2012; Prêmio Multishow onde venceu na categoria de ‘Novo Hit’, troféu de ‘Cantora’ da Associação Paulista de Críticos de Arte, quando foi escolhida a ‘Melhor Cantora de 2012’; Melhores do Ano, entre outros. Em 2011, foi eleita pela revista Época como uma das 100 Personalidades Mais Influentes do Brasil.

Como será a segurança?

Realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio cultural do Grupo Mateus, a festa está sendo completamente pensada para proporcionar a jovens e adultos dias de muita diversão e segurança. “Teremos dias de muita festa, idealizada com base no que já há de melhor na cidade neste período ao longo dos anos. A proposta é valorizar a tradição, privilegiando ritmos e atrações típicas do Carnaval maranhense, aliando-se a participações especiais de artistas nacionais, garantindo a valorização dos nossos artistas e da nossa Cultura”, explica o secretário da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Os circuitos do Carnaval de Todos

Bloco do Baleiro, que agitou o Carnaval de Todos em 2017. Foto: Reprodução

A abertura dos circuitos oficiais é na sexta-feira (9), com apresentações espalhadas pela Praça da Saudade, Praça Nauro Machado, Pracinha da Lagoa, Casa das Minas, Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Circuito Beira-Mar. O roteiro dos que preferem seguir os trios elétricos foi novidade no ano passado, mas já caiu nas graças do folião e das atrações maranhenses por ser mais espaçoso e seguro, como conta um dos organizadores do Bloco Jegue Folia, Erlanes Duarte. “É um circuito novo, que foi testado no ano passado e já agradou a todo mundo. Foi uma posição muito acertada do Governo do Estado levar os blocos alternativos para a Beira-Mar porque agradou a galera dos blocos alternativos e dos trios elétricos, além do próprio público”, conta o líder do grupo que arrasta milhares de foliões todos os anos.

“Deu certo no ano passado, o público do Jegue adorou, os músicos gostaram e este ano tem tudo para arrastar ainda mais gente, já que temos uma novidade com a participação de artistas de renome nacional. Vão abrilhantar ainda mais a festa, trazendo ainda mais pessoas”, completa o representante do bloco que já participa do Carnaval maranhense há mais de 20 anos. A programação completa do Carnaval de Todos 2018 está disponível no site da secretaria de Cultura e Turismo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias