Docinho, docinho

Como o abacaxi chegou a Turiaçu e ficou tão doce?

Fruta tropical com o ‘selo Turiaçu de qualidade’ ganhou fama e tornou-se sinônimo de bom sabor em todo o estado

Reprodução

O município de Turiaçu, no Maranhão, é famoso, sobretudo, pela comercialização de abacaxi. A fruta tropical com o ‘selo Turiaçu de qualidade’ ganhou fama e tornou-se sinônimo de bom sabor em todo o estado. Mas você sabe como o abacaxi começou a ser produzido na pequena cidade de 35 mil habitantes?

A geógrafa Cleonice da Silva, em monografia do curso, aponta três teses sobre a origem do abacaxi Turiaçu. A primeira sugere uma seleção natural feita pelos índios Teremembeses, que habitavam a região no século 18 e faziam a triagem das melhores plantas.

A segunda hipótese, e a mais defendida pelos turienses, afirma que o ciclo do abacaxi doce iniciou com três mudas que foram presenteadas à cidade pelo deputado geral do Império e presidente da província do Maranhão na década de 1910, Luís Domingues.

A falta de controle por parte dos órgãos da agricultura no município e no Estado do Maranhão dificulta precisar a produção do abacaxi Turiaçu, de acordo com a pesquisa de Cleonice. Contudo, estima-se que a cidade produza mais de 5.000.000 da fruta ao ano.

Segundo o professor do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA, Fabrício Reis, o sucesso do abacaxi de Turiaçu resulta da combinação de vários fatores importantes. Um é a genética superior da variedade, a relativa riqueza química do solo em nutrientes minerais (potássio e magnésio) e a boa adaptação ao microclima local que propicia a maturação dos frutos em períodos secos do ano, dos meses de agosto a novembro, com a baixa umidade relativa e temperaturas elevadas, produzindo assim, frutos de sabor doce agradável.

Plantação de abacaxi no Turiaçu

Benefícios do Abacaxi para a saúde

  • A Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias e, assim, ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações.
  • As doenças de pele, como a acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias.
  • A imunidade pode ser aumentada com o consumo do Abacaxi, por ser uma boa fonte de Vitamina C, que irá ajuda na luta contra várias doenças microbianas.
  • O Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante na síntese de células vermelhas do sangue.
Reprodução
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias