UTI

Rede pública de saúde do município dobra número de leitos

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram acrescidos 28 leitos de UTI, a partir de janeiro de 2013

A Prefeitura de São Luís dobrou a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede municipal de saúde entre os anos de 2013 e 2016. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram acrescidos 28 leitos de UTI, a partir de janeiro de 2013, para o atendimento de pacientes internados nas unidades de Urgência e Emergência da capital.
A oferta de leitos de UTI na rede passou de cerca de 30, registrados em 2013, para 60 unidades, atualmente. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, destacou que o aumento reflete a preocupação da sua administração com a saúde municipal. “Quando assumimos a gestão, encontramos um cenário muito difícil, e temos investido em melhorias. Aliado a melhorias da estrutura física dos hospitais e à reestruturação da rede de atendimento em toda a cidade, aumentamos também o número de leitos de UTI. Este é um ganho significado no atendimento a pacientes em estado grave, de modo a dar qualidade e agilidade neste atendimento”, afirmou Edivaldo.
Os leitos de UTI ofertados na rede municipal estão distribuídos nos hospitais Djalma Marques (Socorrão I); Clementino Moura (Socorrão II) e no Hospital da Mulher.
Internação
Além das unidades de UTI, a evolução também é verificada na oferta de leitos de internação. No setor de pediatria do Socorrão I, por exemplo, o número de leitos de retaguarda foi ampliado de 22 para 33 unidades, ou seja, um acréscimo de 11 vagas para o público infantil.
A Rede Municipal conta ainda com 110 novos leitos ofertados na Santa Casa de Misericórdia, por meio de parceria firmada com a prefeitura de São Luís. Desses, são 50 de ortopedia e 60 clínicos, servindo de apoio aos atendimentos realizados no Socorrão I, como parte da estratégia “Maca Zero”, ação que transferiu para aquela casa de saúde pacientes que estavam nos corredores do Socorrão I. O município conta também com outros 28 novos leitos disponibilizados na Unidade Mista do Coroadinho.
Já no Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga, além dos 10 leitos de UTI, a Prefeitura de São Luís reativou mais 16 leitos de clínica ginecológica e 11 de neurocirurgia, totalizando 27 novos leitos oferecidos à população, nessa unidade de saúde.
A secretária municipal de saúde, Helena Duailibe, destacou que o número de leitos de internação e de UTI será ampliado com a construção do novo Hospital da Criança, em parceria com o governo do Estado. ” A reforma e ampliação dessa unidade representa um grande esforço administrativo executado em parceria entre o governo do Estado e o Município, para proporcionar qualidade no atendimento de urgência médica infantil e atingir metas importantes na área”, enfatizou Helena Duailibe.
Após inaugurado, o Hospital da Criança, no bairro Alemanha, vai ofertar 11 leitos de UTI infantil, 91 de enfermaria, além de Centro Cirúrgico com quatro salas de grande porte, enfermarias de isolamento, área vermelha e área amarela, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite e duas recepções de espera infantil.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias