Operação Imperador

Mandante da morte de Décio Sá também participava de esquema

Gláucio Alencar encontra-se preso, mas vai responder também pela participação no desvio de verbas para a merenda escolar em Dom Pedro

Além da prisão da ex-prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Barros Costa, a Operação Imperador da Polícia Civil do Maranhão também resultou em novo pedido de prisão para Gláucio Alencar Pontes Carvalho, que já se encontra encarcerado, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Décio Sá, em abril de 2012.
De acordo com as investigações, o esquema desviou cerca de R$ 9 milhões em verbas públicas destinadas ao Programa da Merenda Escolar, durante a gestão de Maria Arlene, entre 2009 e 2012.
A informação foi anunciada durante coletiva de Imprensa na tarde desta quinta (19), no auditório da Secretaria de Segurança Pública . A operação também prendeu o sobrinho da ex-prefeita, Rodrigo Barros Amâncio; e Zacarias Neto Mesquita e Débora de Oliveira Amaral, que são apontados como laranjas no esquema.
Imperador
O filho de Maria Arlene, Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Imperador”, o que deu nome à operação, também teve sua prisão decretada pela Justiça e está foragido.
O secretário de Segurança Jefferson Portela afirmou que as investigações foram iniciadas com a morte de Décio Sá, ocasião em uma força tarefa da Polícia Civil conseguiu apreender documentos que demonstravam a prática de desvio de verbas públicas da merenda escolar e de realização de licitações fraudulentas de obras públicas em vários municípios maranhenses. 
As descobertas deram origem investigações em 42 municípios maranhenses. Cinco inquéritos já foram concluídos e estão em poder do Ministério Público e da Justiça, relacionados aos municípios Bacabal, Marajá do sena, Zé Doca, São Mateus e Dom Pedro.
A cidade de Dom Pedro fica localizada a 320 quilômetros de São Luís,
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias