SAÚDE

Especialista alerta para a importância da saúde bucal na gravidez

Campanha está conscientizando as futuras mães sobre a necessidade de um tratamento bucal durante a gestação

Dr. Eduardo Doretto

Quando se fala em gravidez na família, imediatamente vêm à mente questões como pré-natal, saúde e dieta da gestante. Entretanto, um ponto tão importante quanto um pré-natal bem feito é uma alimentação saudável e que, muitas vezes, não recebe a mesma atenção por parte das futuras mamães, é o cuidado com a saúde bucal. Segundo o Dr. Eduardo Doretto, membro do Grupo Qualidade em Saúde, e dentista da clínica Vital Odonto – que participará por todo este mês de maio da Campanha Nacional de Prevenção Odontológica, promovendo check-up preventivo digital para gestantes, “as grávidas portadoras de doenças bucais têm maiores chances de dar à luz bebês prematuros ou abaixo do peso normal”.

Ele explica que esta campanha incentiva o zelo da mulher pelo corpo como um todo e esclarece gestantes e seus familiares de que não é só com um pré-natal convencional que se consegue uma gravidez sem riscos à mãe e ao bebê; durante a gravidez é preciso, também, prevenir doenças bucais. A preocupação é legítima, pois várias alterações no organismo da mulher, sofridas no período gestacional, podem levar ao aparecimento, ou agravar, problemas como gengivites, cáries e até diabetes.
A Campanha Nacional de Prevenção Odontológica acontecerá durante todo o mês de maio e, amanhã, no Shopping da Ilha, os dentistas do grupo Qualidade em Saúde vão orientar sobre os cuidados a serem tomados durante a gestação em relação à saúde bucal. O alerta é de que os problemas bucais não são causados apenas pelas alterações hormonais sofridas pela gestante. A carência de cálcio na dieta materna está diretamente relacionada ao problema, já que o organismo, a fim de proteger o bebê, libera a substância contida nos dentes da mãe para a criança. Os vômitos, geralmente comuns nos primeiros meses de gestação, também deixam a boca mais ácida e prejudicam o esmalte dentário. Outrossim, o aumento do nível dos hormônios estrógeno e progesterona tornam os tecidos periodontais (gengiva) mais suscetíveis a inflamações, facilitando o ataque de bactérias. Essas doenças estimulam a liberação de fluídos na corrente sanguínea, provocando microcontrações na parede uterina, podendo levar ao nascimento prematuro do bebê.
Zelo redobrado
De acordo com o Dr. Eduardo Doretto, a higiene bucal da gestante exige zelo redobrado, observando a escovação e o uso continuo do fio dental, principalmente após os enjoos. Deve-se evitar o consumo de alimentos açucarados e seguir uma dieta rica em vitaminas A, C e D, proteínas, cálcio e fósforo. Esses cuidados com a alimentação, associados a uma boa higiene bucal são fundamentais durante toda a gestação, principalmente no primeiro e segundo trimestres, período em que os dentes decíduos do bebê estão em formação e calcificação. E é através do acompanhamento odontológico e do check-up preventivo digital que o dentista poderá orientar a gestante quanto à adoção de medidas para evitar futuros problemas, para si própria e para o bebê.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias