REUNIÃO

Prefeitura e Governo definem ações para o Carnaval de Todos

Durante a reunião foram definidas as ações conjuntas nas áreas de segurança pública segurança alimentar, disciplinamento do trânsito, saúde e da logística do carnaval como um todo

Divulgação/Prefeitura

Este ano, a Prefeitura realiza mais uma vez a festa momesca de São Luís em parceria com o governo do Estado. Na quinta-feira foi realizada reunião para alinhamento das ações que serão colocadas em práticas pelos órgão e secretarias municipais e estaduais com ações previstas para o “Carnaval de Todos”. Durante a reunião, coordenada pelo secretário Municipal de Governo, Lula Fylho e pela superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Jô Brandão, foram definidas as ações conjuntas nas áreas de segurança pública segurança alimentar, disciplinamento do trânsito, saúde e da logística do carnaval como um todo.

O secretário Lula Fylho explicou que o governo do Estado será responsável pelo carnaval de rua e bairros e a Prefeitura do carnaval de passarela, como vem fazendo nos últimos anos. “Aqui vamos alinhar as ações para que o carnaval seja um carnaval seguro onde a população sai ganhando com tudo que é de competência dos órgãos públicos e garanta a população o melhor da festa”, destacou Lula Fylho.

“Nossa expectativa para esse ano é ampliar a participação da população, considerando que agora estamos mais presentes nos bairros e fortalecendo as ações, à noite, na Passarela do Samba. Esse ano nós vamos inclusive fazer a terça-feira de carnaval, que encerra a participação dos grupos nos desfiles, com um grande baile – o Baile da Cidade – que será realizado na passarela. É o governo do Estado e a Prefeitura juntos fazendo um carnaval com uma participação maior da população”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, observou que esse é um carnaval que resgata o carnaval de bloco, além disso começa e termina mais cedo. “Teremos uma Praia Grande com muita iluminação e policiamento, assim como em todos os pontos de folia da cidade, garantido segurança e alegria para os brincantes”, disse.

Participaram ainda da reunião representantes da Polícia Militar do Maranhão, da Blitz Urbana, da Guarda Municipal, secretarias de Turismo, Saúde, de Trânsito e Transporte, Corpo de Bombeiros, Cemar, CitiLuz, Vigilância Sanitária, entre outros outro órgãos.

Divulgação/Prefeitura
PASSARELA DO SAMBA
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), deu início, na manhã desta quinta-feira (14), à execução da montagem da estrutura da Passarela do Samba para o carnaval.

A Passarela será o principal ponto de concentração dos foliões da cidade durante os cinco dias da folia de momo. Para a Prefeitura, a expectativa é atrair mais de 60 mil pessoas para o Anel Viário, movimentando a economia da cultura local e o turismo no setor. A estrutura contará com serviços diversos na área de segurança, saúde, limpeza, meio ambiente, vigilância sanitária, trânsito e transportes, turismo, além de campanhas preventivas na área de saúde e trânsito seguro.

“A Passarela do Samba será a grande vitrine do carnaval da nossa cidade. E mais uma vez, firmando parceira com o governo do Estado, vamos realizar uma festa com segurança, paz e muita alegria”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Com 200 metros de pista que ocupará uma das vias principais do Anel Viário, a passarela contará com toda infraestrutura necessária à realização do evento carnaval (banheiros químicos, central de atendimento de urgência/saúde, iluminação, som, decoração, barracas de bebidas e comidas em seu entorno, bares, espaços reservados para a imprensa e para a concentração das agremiações, arquibancadas e camarotes).

O público que for conferir os desfiles deverão se organizar com relação ao horário de retirada gratuita dos bilhetes, que terá início às 16h, a cada noite de programação. A estrutura da passarela tem capacidade de público de 9 mil pessoas e conta com 36 camarotes para 20 pessoas, cada; 9 cabines de jurados; cadeiras de pista com acessibilidade para pessoas com deficiência; e sete arquibancadas com capacidade total de 6 mil lugares.

SERVIÇOS

Para garantir a segurança dos visitantes, será destacado efetivo policial disponibilizado pelas Secretarias de Segurança do Estado e Município, além de contratação de empresa de segurança privada. No entorno da passarela serão distribuídos 100 banheiros ecológicos e 20 barracas credenciadas comercializarão produtos com ambulantes capacitados para a manipulação e manejo de alimentos e venda de bebidas. Todo comércio informal será fiscalizado por agentes da Blitz Urbana, Vigilância Sanitária e equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

Um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ficará de plantão durante todo o evento oferecendo atendimento básico de saúde, além de testes de prevenção e serviços de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Duas ambulâncias estarão disponíveis para casos mais graves.

DESFILES

A programação tem início no dia 5 de fevereiro (sexta), com desfile dos blocos tradicionais do grupo B. No sábado (6) é a vez do desfile dos blocos tradicionais do grupo A. As turmas de samba e alegorias de rua abrem os desfiles do domingo (7) e, em seguida, acontece a primeira noite do desfile das escolas de samba. Na segunda de carnaval (8) desfilam as tribos de índio e escolas de samba. Na terça-feira de carnaval (9), a passarela será palco do encerramento oficial do período carnavalesco, com desfile de blocos organizados, cortejo de blocos afro e grande show com grandes nomes da folia carnavalesca.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias