OBRAS AVANÇADAS

Praias de São Luís já começam a ser despoluídas

Iniciadas em setembro, as obras de despoluição do Rio Pimenta foram executadas pela Caema e fazem parte do programa “Mais Saneamento”

Praias imprópias para banho

“O Governo do Estado finalizou as obras de eliminação dos pontos de lançamento do Rio Pimenta, em São Luís. Com as próximas chuvas, ainda em janeiro, as condições de vida do rio serão retomadas. Em alguns pontos, já é visível a mudança de aparência. Este foi mais um dos passos para garantir, progressivamente, a balneabilidade das praias na área onde deságua o rio”, anunciou o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles.

Iniciadas em setembro, as obras de despoluição do Rio Pimenta foram executadas pela Caema e fazem parte do programa “Mais Saneamento”. O esgoto já está sendo conduzido a uma estação elevatória, que faz o bombeamento para a estação de tratamento do Jaracati.

As intervenções fazem parte de um conjunto de ações para melhorar a balneabilidade das praias da capital. O investimento nesta primeira fase do programa, exclusivamente para a despoluição dos rios, é de mais de R$14 milhões.

Obras de despoluição de Rios e Praias
Outros dois importantes rios também estão incluídos no “Mais Saneamento”. O Rio Claro já está com obras em andamento, sendo implantadas tubulações às margens, que vão impedir o lançamento de esgoto in natura em seu leito. O prazo para a conclusão total é de 12 meses. “A obra específica para realizar a despoluição dos rios Claro e Pimenta, localizados na região da Praia do Olho D’Água consiste na construção de 30 quilômetros de interceptores, uma elevatória, e mais 5 quilômetros de rede coletora. Quanto às obras do Rio Calhau, a licitação encontra-se em andamento”, detalhou Davi.

O plano de saneamento traçado pelo Governo do Estado e pela Caema pretende elevar o nível de tratamento de esgoto de 4% para 70%, até 2018, quando todos os sistemas estiverem em operação. Estão em construção mais de 40 estações elevatórias de esgoto, duas estações de tratamento de esgoto – nos bairros Vinhais e Anil -, além da ampliação das estações que já existem (Jaracati e Bacanga), e implantação de vários quilômetros de redes coletoras e interceptores em diversos bairros de São Luís. O investimento total é da ordem de R$ 337 milhões.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias