JUSTIÇA ELEITORAL

Financiamento eleitoral está na mira do TRE-MA

Na prática, a medida vai acabar com os “puxadores de voto”, quando a grande quantidade de votos

Lourival Serejo foi recebido pelo diretor de Redação, Raimundo Borges

O novo presidente e desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lourival Serejo, visitou a sede do jornal O Imparcial ontem para estreitar as relações com a imprensa e falar sobre os preparativos para as eleições de 2016. Ele foi recebido pelo diretor de Redação, Raimundo Borges, e na oportunidade puderam abordar vários assuntos pertinentes à Reforma Política.

A temática discutida durante o encontro foi sobre o financiamento de campanhas de partidos por empresas, além de outras modificações introduzidas pela Lei 13.165, que foi aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015. “Estamos atentos com os gastos das campanhas, preocupações com desvios. No dia 15 de setembro terá a publicação para sabermos a identificação dos doadores, estamos com uma fiscalização mais presente. E o que sonhamos é com o fim da corrupção”, ressaltou Lourival Serejo.
Outra questão relatada foi sobre a medida chamada “efeito tiririca”, que não será mais permitida nestas eleições, que diz respeito à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com as coligações partidárias em eleições proporcionais, que elegem deputados federais, estaduais e vereadores.

Na prática, a medida vai acabar com os “puxadores de voto”, quando a grande quantidade de votos conquistada por uma figura popular ajuda a eleger outros candidatos de sua coligação. A PEC, no entanto, não afeta as coligações para eleições majoritárias, que elegem prefeito, governador e presidente.

Com a mudança, os partidos não terão mais os chamados puxadores de votos, como Tiririca, que na eleição de 2010 recebeu 1,35 milhão de votos, total que garantiu um lugar na Câmara para ele e mais 3,5 deputados de sua coligação. Além de tratar sobre as estratégias das eleições, o presidente também conheceu a redação e o maquinário, onde o jornal é impresso.

Eleições

Conforme o previsto na Constituição Federal, a eleição será no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno. Os eleitores vão eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias