DENÚNCIA

Carros continuam invadindo as faixas de areia das praias

Apesar de proibido por lei, carros continuam circulando livremente pela faixa das praias do Olho d’Água e do Meio

Foto: Reprodução.


Reprodução

Na Praia do Meio, dezenas de carros circularam livremente pela orla marítima que não tinha fiscalizalização

A sinalização em praias de São Luís indica que é proibida a circulação de veículos nas faixas de areia, mas quem visita o local sabe que não é o que acontece, pois os automóveis circulam livremente pela praia e ultrapassam o limite de acesso, mesmo com a presença de placas e ma­nilhas instaladas pela Prefeitura de São Luís para impedir a circulação de automóveis no local.

A Praia do Olho d’Água não possui um calçadão como o da Avenida Litorânea, portanto, o avanço de carros na faixa de areia foi proibido por lei municipal em 2012. Somente os bombeiros e proprietários de casas à beira-mar que podem dirigir pela faixa de areia. Os outros deveriam estacionar nas ruas transversais que dão acesso à orla. Isso é o que deveria acon­tecer, mas quem chega à praia pode observar o movimento de carros ultrapassando o limite das faixas, sem qualquer tipo de fiscalização, tanto pela Se­cretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), como pela Polícia Militar.
No feriadão do fim de ano, ficou ainda mais exposta a ação dos motoristas. Segundo o salva-vidas José Raimundo, que tra­balha em um posto na Praia do Olho d’Água, o trecho em que é proibido o acesso de automó­veis na faixa de areia está sem­pre cheio de veículos. “Não há respeito em relação ao limite, a fiscalização da SMTT é falha, o acesso que seria apenas dos que residem na praia ou fisca­lizam é violado por todos, por conta da falta da fiscalização”, denunciou o salva-vidas. O sal­va-vidas lembra que, quando a prefeitura interveio executando a proibição, houveram muitas repercussões sobre a proibição, mas hoje em dia é como se nada tivesse acontecido e como se a lei nem existisse.
Para os banhistas, a praia está abandonada, na noite do réveillon não tinha nem fisca­lização, nem banheiros públi­cos, uma discriminação com São Luís, afirmou José Raimundo. Já na Praia do Meio, que perten­ce ao município de São José de Ribamar, a informação é que o acesso é liberado. O local é lota­do de veículos que prejudicam o acesso seguro de banhistas e crianças visitantes da praia. Por outro lado, a falta de um estacio­namento resulta no grande flu­xo de veículos na faixa de areia.
De acordo com Gláucio Eri­ceira, assessor de comunicação da Prefeitura de São José de Ri­bamar, o órgão realiza uma fis­calização de prevenção durante os fins de semana, mas não há proibição de acessibilidade de automóveis na Praia do Meio. Segundo Glaucio Ericeira, exis­te um projeto que prevê a reti­rada das barracas da faixa de areia para a faixa da orla, as­sim como a construção de um estacionamento e área de lazer para a Praia do Meio. O projeto é da Prefeitura de São José de Ribamar, avaliado em cerca de R$ 20 milhões, e já foi apresen­tado ao governo do estado e ca­dastrado no governo federal. A prefeitura aguarda o apoio, afir­mou o assessor.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias