TRANSPORTE PÚBLICO

Bilhete Único implantado em São Luís registra mais de 300 mil integrações

Nos primeiros dias de implantação do bilhete foram registradas 3 mil integrações temporárias e, hoje, esse número diário é de 15 mil

Bilhete Único implantado pela Prefeitura de São Luís registra mais de 300 mil integrações

O Bilhete Único implantado pela Prefeitura de São Luís completou um mês de funcionamento na capital. O serviço contabiliza mais de 300 mil integrações temporárias. Em dias úteis são registradas, em média, 15 mil utilizações.

Nos primeiros dias de implantação do bilhete foram registradas 3 mil integrações temporárias e, hoje, esse número diário é de 15 mil. “As pessoas já estão conhecendo melhor o novo serviço e a expectativa é que esse número cresça ainda mais. Outras ações antecederam a implantação do Bilhete Único, a exemplo da modernização dos validadores de passagem, instalação de GPS nos ônibus, implantação da Biometria Facial e o serviço de Recarga Embarcada”, constata o titular da SMTT, Canindé Barros.
Integração

Bilhete Único implantado pela Prefeitura de São Luís registra mais de 300 mil integrações

Quando não houver mudança no sentido da pista a integração pode ser feita em até 1h30minutos. Nas linhas identificadas como alimentadoras, segundo explicou o técnico da SMTT e organizador do sistema, Manoel Cruz, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido. “As três linhas – troncais, circulares e alimentadoras – permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte”, explica.

A utilização do sistema é bem simples. Basta o passageiro passar seu Cartão de Transporte no Validador de Passagem, na catraca do coletivo, efetuando o pagamento da tarifa normalmente. Depois, caso queira, poderá pegar outro ônibus, em qualquer parada, sem necessidade de passar pelo Terminal de Integração. Isso durante 90 minutos valendo para as linhas urbanas troncais e circulares onde o valor da passagem é de R$ 2,60.

Usuários

Leidiane Almeida, que utiliza diariamente o Bilhete Único, conta que para ela o novo serviço trouxe uma grande economia de tempo. Ela mora no bairro Recanto Fialho e trabalha na região da Ponta da Areia. “Antes gastava quase uma hora e meia para chegar ao meu trabalho, agora levo apenas 40 minutos já que não preciso ir mais ao terminal para fazer a integração. Isso representa também mais qualidade de vida. Agora posso dormir um pouco mais e tomar café da manhã mais tranquila”, disse Leidiane,

A colega de trabalho de Leidiane, Kenia Figueiredo, disse que utiliza os terminais de integração. “Agora os terminas recebem um volume menor de pessoas. Temos a comodidade de pegarmos ônibus menos cheio”, observa Kenia, que mora no bairro do Bom Milagre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias