SEGURANÇA

Réveillon de Todos: esquema de segurança especial é montado pela PM

Mais de dois mil homens da Polícia Militar do Maranhão estão mobilizados para a megaoperação de reforço da segurança pública durante as festividades de fim de ano. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, engloba diversas modalidades de abordagem e maior contingente no policiamento metropolitano, a fim de proporcionar tranquilidade a quem for participar de […]

Mais de dois mil homens da Polícia Militar do Maranhão estão mobilizados para a megaoperação de reforço da segurança pública durante as festividades de fim de ano. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, engloba diversas modalidades de abordagem e maior contingente no policiamento metropolitano, a fim de proporcionar tranquilidade a quem for participar de eventos e celebrações na virada de ano. O esquema especial acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2016, e será estendido até o dia 2 de janeiro.
De acordo com coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (Cpam I), o planejamento operacional de segurança no Réveillon envolve policiais a pé, a cavalaria, patrulhamento em viaturas e aéreos, quadriciclos e até em vans. Na orla marítima, toda a extensão estará coberta com guarnições disponíveis. O policiamento metropolitano vai desde a Praia da Guia até a Praia de Panaquatira em São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea, onde haverá programação cultural com shows musicais e maior fluxo de pessoas.
O Comando Tático Aéreo estará disponível com rondas aéreas e o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso, se necessário, em função de ser uma modalidade que enfatiza a mobilidade e a visibilidade.
Segundo o coronel Pedro Ribeiro, as medidas de segurança serão estendidas a outras áreas da capital. “Também faremos contenções por meio de barreiras nos grandes corredores, realizando testes com bafômetro”, comenta ele.
Policiamento nos bairros
Para os bairros, a PMMA também montou uma estratégia de cobertura policial para garantir a segurança do público que quiser acompanhar de casa a chegada de 2016. “Organizamos incursões policiais nos bairros a partir do trabalho com policiais em vans. Assim, proporcionamos mais segurança às pessoas que desejarem ficar em casa ou em retiros”, explicou o comandante do Cpam I.
A Polícia contará, ainda, com o sistema de radiocomunicação durante toda a operação, o que vai garantir maior agilidade. “O sistema será usado para aperfeiçoar e potencializar as ações policiais. Através dos rádios digitais, conseguimos fazer com que todas as equipes policiais tenham uma sintonia nas ocorrências. O sistema permite que o patrulhamento seja mais sincronizado”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.
Em toda a cidade, policiais farão revistas em paradas de ônibus e de usuários do sistema de transporte público, expandindo o alcance e a eficácia da ação policial. Haverá guarnições com atenção voltada também para os locais onde haja recolhimento de presos e infratores, como as áreas externas da Funac e unidades do sistema penitenciário. Nos hospitais de emergência, como Socorrões I e II, o policiamento também será reforçado. Nos portões de entrada e saída de São Luís, como terminais de ferryboat, rodoviária e na Estiva, haverá ampliação do contingente para vistoriar o fluxo de pessoas.
A ação é articulada com outras entidades, que cuidam de estratégias mais específicas, como a trafegabilidade e organização do trânsito com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e a área de saúde e socorro, com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mais segurança
Pensando nas várias formas de se evitar assaltos e demais sinistros que por ventura venham a ocorrer, a Polícia Militar dá os seguintes conselhos:
>> Evitar portar jóias e celulares em ambientes aglomerados.
>> Evitar portar bolsas a tiracolo.
>> Estacionar o veículo em locais seguros e bem iluminados e não deixar a chave do veículo com flanelinhas.
>> Evitar pedir ou dar informações a pessoas desconhecidas, priorizando o contato com pessoas de referência, como policiais e bombeiros.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias