SANEAMENTO

Iniciada obra de drenagem profunda no Calhau

A obra está sendo executada em um trecho de aproximadamente 300 metros de extensão da Rua Presidente Juscelino

Iniciada obra de drenagem profunda no Calhau

A Prefeitura de São Luís iniciou a construção de uma grande obra de drenagem profunda no Calhau, área que desde a sua fundação só dispõe de drenagem superficial e por décadas enfrenta problemas de alagamentos em alguns pontos do bairro, no período chuvoso. A obra está sendo executada em um trecho de aproximadamente 300 metros de extensão da Rua Presidente Juscelino. Os serviços são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Segundo o titular da Semosp, Antônio Araújo, o projeto faz parte do pacote de obras estruturantes e de melhoria da infraestrutura urbana realizadas pela Prefeitura de São Luís, determinadas pelo prefeito Edivaldo para dar solução aos problemas recorrentes de alagamentos que acontecem em alguns pontos da capital, no período chuvoso.
“Estamos executando diversas obras com esse propósito, preparando a cidade para enfrentar as fortes chuvas, visando solucionar problemas crônicos de alagamentos e proporcionar melhor qualidade de vida à população”, disse o secretário Antônio Araújo.
Ainda conforme Antônio Araújo, a obra está centrada em trecho da Rua Presidente Juscelino, por ser a área mais baixa do Calhau e de maior convergência de água pluvial, recebendo grande parte do volume de água que desce para a Avenida Litorânea. Além desse setor, a obra vai beneficiar ainda as ruas perpendiculares do lado direito à Presidente Juscelino, onde também há ocorrências de alagamentos durante a estação chuvosa.
A obra de drenagem profunda no Calhau está sendo executada no sistema boca-de-lobo, estrutura hidráulica destinada a captar as águas superficiais, para dar vazão ao volume acumulado.
O vigilante Sebastião dos Santos Sousa, que há cinco anos trabalha na área da Presidente Juscelino, revela que os transtornos são sentidos logos que caem as primeiras chuvas. “Toda a região aqui fica alagada e a força da água arrasta tudo pela frente. Esperamos agora que com essa obra de drenagem o problema seja solucionado definitivamente”, disse ele.
Obras
A Prefeitura de São Luís investe na execução de diversas outras obras de drenagem profunda e construção de canais, para solucionar os constantes problemas de inundações pontuais na capital. Entre essas obras estão outras duas de drenagem profunda executadas na região que abrange a Vila Apaco, a Santa Clara e a Avenida São Jerônimo, no Santa Bárbara.
Além dessas obras, destaca-se ainda a construção de um dos mais importantes canais de São Luís, o Canal Cohab/Cohatrac. Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, a obra é construída em concreto armado a partir do Planalto Anil II até a Estrada da Maioba. O projeto da obra prevê ainda a implantação de guarda-corpo e requalificação da paisagem urbana das margens.
Também para melhor fluir a água pluvial, urbanizar e transformar essas áreas em centros de convivências, destaca-se o Canal do Portinho, que, com uma extensão de 300 metros com dois de profundidade e seis metros de largura, visa equacionar os problemas de inundações em torno das áreas do Mercado Central e Portinho.
A Semosp também executa serviços de drenagem no Canal do Renascença (área em torno do Tropical Shopping), ampliando as redes de captação já implantadas e ligadas ao canal.
Rio Gangan
Iniciada obra de drenagem profunda no Calhau

Outra obra relevante incluída no pacote de serviços estruturantes em São Luís é a do canal do Rio Gangan, concluído pela Prefeitura no ano passado, sanando problemas históricos de inundações na região Turu. Com vias laterais requalificadas e iluminadas, a obra transformou ainda a paisagem na região e melhorou a segurança para quem trafega pelo local.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias