FIM DE ANO

Grupos de acampamento se preparam para o réveillon na praia

Muitas pessoas reservaram seus lugares na orla marítima de São Luís acampados em barracas antes mesmo do Natal

Foto: Thiago Veloso/O Imparcial.


Thiago Veloso/O Imparcial

Acampamento do Surf, na Praia do Olho d'Água, é realizado há 27 anos para esperar a virada do ano

Maranhenses montaram o acampamento antes mesmo do Natal com a intenção de se preparar para chegada do ano novo. Um grupo de amigos formado por 15 pessoas decidiu acampar na praia para garantir o melhor local de onde irão assistir à queima dos fogos e celebrar o começo do novo ano.
O Imparcial esteve na orla da capital e constatou que já há pessoas com barracas prontas desde o último dia 24. É o caso do Acampamento do Surf, que já existe há mais de 20 anos na Praia do Olho d’Água. Uma estrutura montada no local com madeiras e revestida com lonas sinaliza o espaço onde as barracas são armadas.
O número total de barracas armadas são 11. Há também sofás, cadeiras, mesas, caixas de isopor, churrasqueira, entre outros. Uma barraca é de uso exclusivo para a cozinha, onde todos os alimentos e condimentos que serão usados ficam separados. No espaço, tem uma árvore que contém dezenas de garrafas vazias penduradas que faz parte da decoração, tudo isso para acomodar os surfistas, amigos, familiares e convidados.
Segundo o pintor Walace Abreu Monteiro, o acampamento começou com a iniciativa de três amigos, que dois dias antes do ano-novo decidiram armar barracas no morro da praia para esperar a virada do ano. Eles gostaram e decidiram acampar os anos seguintes. O acampamento existe há 27 anos e, com o tempo, a cada ano, foram se juntando mais pessoas e hoje participam uma média de 60 participantes.
Foto: Thiago Veloso/O Imparcial.


Thiago Veloso/O Imparcial

Surfistas aproveitam o tempo também para pegar onda na praia

Falou ainda que o acampamento é uma forma de reunir os amigos e tem como objetivo primordial celebrar a vida, o amor e a paz. Momento de misturar todas as tribos e festejar o ano-novo. “Tudo começou com o amor de três amigos pela natureza, pelo mar. Uma brincadeira saudável, agradável que se transformou em uma maravilhosa tradição. Já ficamos ansiosos esperando por este momento tão especial para compartilhar com os amigos e a família”, ressaltou.

A maioria dos amigos são moradores do bairro Olho d’Água, porém, há também pessoas de outros bairros como Cohab, Cohatrac, Habitacional Turu, etc. As tarefas são divididas entre os amigos, todos participam da organização do local e também da preparação da comida.
O surfista Marcelo Suru afirma que participa do acampamento desde o primeiro ano e nunca faltou. Ele explica que, além deles estarem reservando um bom lugar de onde terão uma boa visão da queima dos fogos, está também tendo um contato direto com a natureza. Aproveitando para refletir sobre o ano que está encerrando e planejando metas para o novo ano que se inicia. “Todos os anos eu venho e minha família vem no dia 31 e passamos a virada do ano juntos. É uma programação que faz parte do meu calendário, é uma festa maravilhosa”, falou sorrindo.
Marcelo Suru acrescentou ainda que é uma forma de comemorar o ano-novo de forma diferente, sair do tradicional que é passar a meia-noite na praia, ver os fogos e voltar para casa. Pois, segundo ele, ainda passam o dia 1º todo na praia e só voltam para casa no dia 2.
Grupo de acampamentos se preparam para o réveillon na praia
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias