QUALIFICAÇÃO

Governo inaugura segunda panificadora do Sistema Prisional do Maranhão

Em menos de um mês da inauguração da panificadora na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água, o Governo do Maranhão prossegue com as ações de qualificação de detentos e, na manhã desta terça-feira (29), inaugurou mais uma padaria no sistema penitenciário do Estado, desta vez na UPR Feminina de Pedrinhas.   “A inauguração […]

Governo inaugura segunda panificadora do Sistema Prisional do Maranhão

Em menos de um mês da inauguração da panificadora na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água, o Governo do Maranhão prossegue com as ações de qualificação de detentos e, na manhã desta terça-feira (29), inaugurou mais uma padaria no sistema penitenciário do Estado, desta vez na UPR Feminina de Pedrinhas.

 
“A inauguração de mais uma padaria, e a qualificação de mais pessoas privadas de liberdade, só demonstra o quanto o Governo do Estado, por meio da Sejap, tem feito diferença na vida de quem cumpre pena; e que esse trabalho só é possível por causa do comprometimento de cada um que compõe a equipe. Essa é uma preocupação do governador Flávio
Dino, dar atenção e garantir oportunidade a todos os maranhenses”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Murilo Andrade de Oliveira.
 
Para gerir o empreendimento, 20 internas fizeram o curso de bombons recheados, bolos, salgados e panificação, ministrado por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). A estimativa é que, por dia, sejam produzidos mais de 500 pães e pelo menos 2 mil salgados e bolos de vários tipos.
 
Com carga horária de 160 horas, o curso, que teve duração de um mês, contou com aulas práticas e teóricas. Num primeiro momento, as internas aprenderam sobre as boas práticas de manuseio dos alimentos e, na segunda etapa, elas foram instruídas sobre a prática de produção dos produtos, de forma específica.
 
A coordenadora de transformação de alimentos da Semapa, Fabiana Cantanhede, falou sobre o empenho das internas em querer aprender o ofício. “Todas as internas estão muito empolgadas e se dedicaram muito durante todo o curso em aprender a técnica de panificação; e agora estão prontas para começar o próprio negócio”, disse.
 
Na oportunidade, as detentas aprenderam ainda sobre o aproveitamento integral de alimentos. Outros cursos que estão previstos para ocorrer, na segunda quinzena de janeiro, na UPR Feminina de Pedrinhas, é o de produção de sorvetes e de comidas típicas. Para tanto, o espaço para a montagem dos equipamentos já começou a ser preparado.
 
Sobre a panificadora
Totalmente estruturada e higienizada, a padaria possui equipamentos novos e modernos. Entre os disponíveis na padaria estão o forno de fermentação, a geladeira, o forno elétrico e o de gás, além do cilindro e da batedeira de bolo e pão. Um espaço amplo e bem iluminado para que as internas trabalhem dignamente.
 
“É muito gratificante essa oportunidade de qualificação que estão nos dando. O ambiente aqui é muito bom, e até terapêutico, porque nos mantém com a mente ocupada e nos dá a sensação de que o tempo passa depressa”, disse uma das internas, de 28 anos.
 
Na ocasião, houve a entrega dos certificados de conclusão de curso para as internas. Junto com representantes do Poder Judiciário e da Prefeitura de São Luís, o secretário da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira, e o adjunto de Atendimento e Humanização Penitenciária, José Ribamar Cardoso Lima, entregaram os certificados.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias