FIM DE ANO

Companhia define estratégias para garantir continuidade do fornecimento de energia durante as festividades

Serão 276 equipes e 946 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e outros em regime de plantão

O fim do ano é o período em que todos se confraternizam e realizam festas particulares, além dos grandes eventos públicos do ano novo, o que significa fazer bastante uso da energia elétrica.
E é pensando nas peculiaridades desse período, que a Cemar realiza todos os anos, um planejamento especial de operações para as festas de fim de ano, que coincidem com o início do período chuvoso. Durante o Réveillon será das 12h do dia 31/12 às 8h do dia 02/01/2016.
O objetivo maior do Plano é garantir a continuidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, proporcionando o máximo de conforto e segurança às pessoas durante as festividades de fim de ano e início do período de chuvas. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas intempestivas relacionadas a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc), acidentes em vias públicas e vandalismo também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
Durante todo o período de estiagem, as ações de manutenção preventiva têm sido intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano. A Cemar mantem nas áreas litorâneas a lavagem dos componentes da rede elétrica e dá sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (a base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes à ação do tempo.
Além disso, outras ações como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também foram realizadas.
Serão 276 equipes e 946 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e analistas de TI/Telecom que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado.
Somente em São Luís, serão 304 profissionais e 152 equipes. Já na região Tocantina, serão 169 profissionais e 68 equipes. As equipes estarão em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano. A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes, inclusive para atender via chat on-line (www.cemar116.com.br) e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.
Interior do Estado
Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Expansão ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 já vem trabalhando com número maior de atendentes. Caso necessário, atendentes que já estarão de sobreaviso serão acionados.
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