UFMA

Nair Portela é a primeira mulher reitora a universidade

A posse já havia sido concedida pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília

Nair Portela
A cerimônia de transmissão do cargo do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do professor Natalino Salgado para a professora Nair Portela Silva Coutinho, para o mandato 2015 à 2019, aconteceu ontem no auditório do Centro Educacional Paulo Freire. Nair Portela será a primeira mulher a exercer o cargo na história da instituição.
A posse já havia sido concedida pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, na última terça-feira, dia 10. Ontem foi concluída a cerimônia de transmissão de cargo entre os reitores.
A solenidade de abertura contou com a apresentação do Coral da Unit e, logo em seguida, houve a entrada do reitor Natalino Salgado, Nair Portela e de todos os diretores acadêmicos dos Campi da UFMA. O evento contou com a presença de autoridades e representantes da Prefeitura de São Luís, do governo do estado e da Assembléia Legislativa do Maranhão.
A nova reitora da UFMA, Nair Portela, disse que se sente confiante e acredita em uma gestão de qualidade. Os planos para a reitoria são de consolidar os avanços e vencer desafios. “Vamos buscar excelência no trabalho e atender aos anseios da sociedade, e o foco de nossa gestão será o de atingir os objetivos à frente desta universidade que é importante para a população do Maranhão”, enfatizou a nova reitora, que vai fazer de tudo para não decepcionar as mulheres, e que, para isso, ela conta com o apoio da todos. Com mais de 50% dos votos apurados, a candidata Nair Portela venceu a consulta prévia para a reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Quanto às mudanças na nova gestão, Nair Portela afirma que haverá sim, mas não de uma maneira radical, pois a instituição precisa da colaboração de todos.
Ainda com a palavra, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, durante a transmissão do cargo, falou sobre o seu trabalho de passagem pela universidade no decorrer de seus dois mandatos, acrescentando que ele está aliviado e feliz por ter ocupado o cargo e cumprido tudo o que planejou durante sua missão como representante da instituição.
“Agregamos pessoas e valores dentro da universidade, que hoje é respeitada internacionalmente, o que refletiu na sua transformação, e creio que a nova reitoria, com sua equipe, dará continuidade a esse trabalho. Ela tem sido uma grande companheira de experiência acadêmica que a legitimou a ocupar esse cargo. Passo o cargo para ela com tranquilidade de que esse processo terá continuidade, até porque a universidade sempre será uma obra inacabada’’, disse Natalino Salgado.
Na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro será apresentado o vice-reitor Fernando Carvalho Silva.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias