UNICEUMA

Jornada de Psicanálise abordará as relações na contemporaneidade

A conferência de abertura será ministrada pela psicanalista Fernanda Otoni, da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise

A Delegação Geral Maranhão, da Escola Brasileira de Psicanálise, promove nos dias 6 e 7 de novembro a IX Jornada de Psicanálise, em São Luís, com o tema “Feminilidade e Maternidade – O que diz a psicanálise?”. A conferência de abertura será ministrada pela psicanalista Fernanda Otoni, da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, no Auditório Expedito Bacelar, no Uniceuma (Renascença II), a partir das 19h, desta sexta-feira, dia 06, com entrada gratuita.
Jornada de Psicanálise abordará as relações na contemporaneidade

Em sua primeira participação na Jornada, Fernanda Otoni abordará a contribuição da psicanálise no debate sobre as drogas, considerando que estamos numa época da adição generalizada. Durante a conferência intitulada “Que droga é essa? Contribuições da psicanálise ao debate atual”, ela pretende analisar o paradoxo que se percebe dentro da contemporaneidade, na qual os sujeitos, apesar de lançarem mão das redes sociais que possibilitam a comunicação mais ampla, estão cada vez mais sozinhos.

Após a conferência, Fernanda Otoni participa da noite de autógrafos do livro “Crianças falam! E têm o que dizer”. A obra, que foi organizada por ela, Ana Lydia Santiago e Judith Miller, conta um pouco sobre as experiências dos laboratórios interdisciplinares do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN), sobre os impasses na infância. Haverá ainda o lançamento da segunda edição da Revista Iteração desenvolvida pela DG-MA.
A IX Jornada de Psicanálise terá continuidade sábado, dia 7, a partir das 8h, na Universidade Dom Bosco (Renascença II), com apresentações de trabalhos dos participantes da DG-MA, todos alinhados ao tema da Jornada. As 16h, a palestrante dará uma conferência de encerramento sobre o tema “Feminilidade e a Maternidade. O que diz a Psicanálise?”. Para participar da programação de sábado é necessário efetivar inscrição. A taxa para profissionais é de R$ 90,00 (até o dia 6) e R$ 100,00 (no dia 7). Estudantes pagam meia. Informações podem ser obtidas pelo e-mail:delegacaogeralmaranhao@gmail.com.
 
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias