SEGURANÇA

Governo anuncia série de medidas de combate a assaltos a ônibus na capital

O Governo disponibilizou um telefone exclusivo para o acionamento imediato dos órgãos de segurança em casos de roubos

Fotos/Gilson Teixeira
Em reunião na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) nesta sexta-feira (6), o Governo do Estado anunciou uma série de medidas adotadas para garantir mais segurança aos usuários do sistema de transporte público em São Luís. Serão pelo menos quatro medidas prioritárias em ação integrada, que envolve órgãos estaduais e municipais.
Durante o encontro, que reuniu representantes da Secretaria de Estado da Segurança, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário (STTRE) e Associação dos Usuários de Transporte Coletivo, a SSP apresentou dados georreferenciados das ocorrências referentes a roubos em coletivos, que serviram de base para o planejamento proposto para o combate aos assaltos.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, apontou o fortalecimento da Delegacia de Roubos e Furtos como uma das principais medidas tomadas. “Faremos o incremento do departamento com delegados, escrivães e investigadores, que trabalharão durante 60 dias com foco em combate a roubo em transporte coletivo”, disse o secretário. Após os primeiros 60 dias, será feito um novo balanço e avaliação dos dados para redimensionamento do trabalho.
Os motoristas de ônibus também terão disponível um canal direto com o sistema de segurança pública do Maranhão: o Governo disponibilizou um telefone exclusivo para o acionamento imediato dos órgãos de segurança em casos de roubos. Portela citou, também, a adoção de reuniões periódicas, quinzenais, com os chefes de áreas, delegados, comandantes e oficiais da Polícia Militar a fim de avaliar a evolução dos dados com maior frequência.
Jefferson Portela enfatizou, ainda, o reforço do policiamento nas vias de maior fluxo de passageiros e nos terminais de integração, por meio da Operação Transporte Seguro, como um mecanismo essencial dentro do pacote de medidas. O efetivo de policiais em revistas diárias a ônibus está sendo ampliado, com abordagens embarcadas e nas paradas de ônibus. Avenidas como Daniel de La Touche, Getúlio Vargas, Marechal Castelo Branco e Cajazeiras estão sendo monitoradas com reforço de efetivo, diariamente, em viaturas, motocicletas ou a pé. O procedimento de abordagem engloba também os terminais da Praia Grande, Cohama, Cohab e São Cristóvão.
Haverá ainda uma reunião mensal com todos os órgãos de interesse que estiveram na reunião desta sexta-feira (6), além do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). “O que faremos será uma ação integrada entre órgãos estaduais e municipais, com o controle administrativo dos terminais de integração, com a Guarda Municipal e as polícias”, afirmou o secretário. A próxima reunião está agendada para o dia 4 de dezembro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias