RESULTADOS

Operações Lei Seca tem redução de 16% nos acidentes com vítimas fatais

De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 34 blitzen da lei Seca em São Luís e 66 em municípios do interior

Fotos/Walland Silva
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), promoveu no fim de semana, em São Luís, a centésima Operação Lei Seca deste ano. A operação, iniciada no sábado à noite e encerrada às 5h do domingo, 18, na Avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol, resultou na remoção de 20 veículos, apreensão de 15 CNHs, 04 CRLVs, 16 recusas de teste de bafômetro e na prisão de um médico, flagrado dirigindo sob efeito de álcool e entorpecente.
De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 34 blitzen da lei Seca em São Luís e 66 em municípios do interior, um número bem superior às oito operações realizadas em todo o ano passado pela gestão anterior.
Com a intensificação das operações, principalmente nos municípios do interior, onde praticamente não havia fiscalizações, o reflexo já é percebido no registro de acidentes de trânsito. Segundo levantamento da Seguradora Líder, empresa gestora do seguro DPVAT, de janeiro a julho deste ano, houve no Maranhão uma redução de 16% nas indenizações por mortes no trânsito, comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto no Maranhão houve redução de 16%, no restante no país a queda no pagamento de indenizações foi de 11%.
Ainda segundo os dados da seguradora Líder, no Maranhão, houve uma redução de 6% no número de indenizações por invalidez, de janeiro a julho deste ano. No Brasil, houve acréscimo no pagamento de indenizações.
Levantamento feito pela equipe de estatística do Detran-MA, aponta, ainda, uma queda16% este ano no número de mortes em acidentes com vítimas fatais no trânsito.
“Todos esses números positivos demonstram que o governo Flávio Dino está no caminho certo, ao fortalecer as operações de fiscalização do trânsito. Estamos trabalhando incansavelmente para tentar reduzir ainda mais o número de acidentes no trânsito. A queda de 16% na redução de mortes no trânsito não é suficiente. Em 2016, pretendemos dobrar esse quantitativo, mas os resultados obtidos até aqui demonstram que estamos cumprindo o nosso principal papel, que é salvar vidas”, comenta o Diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.
A centésima Operação
A centésima blitz da Lei Seca, promovida no final da noite de sábado, na capital, resultou na prisão de um médico que conduzia um veículo Toyota/Corolla de cor branca. Ao ser abordado pelos policiais, o médico se negou a fazer o teste do etilômetro. Por apresentar visíveis sinais de alteração da capacidade psicomotora, foi solicitado a sair do veículo.
Somente após muita insistência dos policiais, o condutor se retirou do veículo. Na revista feita pelos policiais, foi encontrada grande parte de substância entorpecente (maconha). O condutor foi autuado por crime de trânsito (dirigir sob efeito de álcool ou substância entorpecente) e por desacato à autoridade.
A fiscalização se concentrou na Avenida dos Holandeses, nas imediações da Ponta do Farol. Iniciada às 23h, a ação foi concluída às 5h da madrugada deste domingo, 18.
“Fico com a sensação de segurança todas as vezes que vejo blitzen pela cidade. Já dá para perceber que a quantidade de acidentes na cidade tem diminuído bastante, principalmente nos fins de semana. Com as operações frequentes, muitas pessoas acabam pensando duas vezes antes de sair pra se divertir, misturando álcool e direção”, disse o Defensor Público, Rodrigo Gonçalves, que se submeteu ao teste do etilômetro e zerou o resultado.
A centésima Operação Lei Seca resultou na apreensão de 15 CNHs, 04 CRLVs, remoções de 16 veículos e 04 motocicletas, 33 notificações (por veículos não licenciados, condutores não habilitados, película, sem placa, lacre violado, xenon, entre outros), 16 recusas de teste de bafômetro. No total, foram feitas 203 abordagens.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias