QUEIMADAS

Maioria dos focos de incêndio são causadas por ação humana

Os principais motivos do aumento de queimadas são provenientes da queima ilegal de lixo, vegetação em terrenos baldios.

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros do Maranhão, registrou duas ocorrências de incêndios em São Luís. Um dos focos foi próximo a região do viaduto do trabalhador, localizado no bairro do Calhau, o outro foi na Estação Ecológica Sítio do Rangedor no Alto do Calhau, que já teve um registro na a tarde desta segunda-feira. Bombeiros trabalharam durante a manhã para combater o incêndio na área.
Segundo o coronel do Batalhão Ambiental do Corpo de Bombeiros, Manoel Teixeira, por dia são registrados em média 11 focos de incêndios na capital. A maioria são provocados pela ação humana. Em sua maioria proprietários ou mantenedores de terrenos baldios que fazem limpeza e em seguida a queima do lixo e vegetação.  no período das 10h às 16h.
“A população deve evitar tocar fogo em seus terrenos, pois existem outras formas de limpeza. O próprio carro de lixo pode levar os materiais se bem ensacados. Além disso, pode-se enterrar o lixo orgânico que servirá de adubo para o solo, preservando a saúde e ajudando no transito da cidade”, alertou o comandante.
Os focos são registrados em sua maioria, entre os horários 10h e 16h. As condições climáticas contribuem para o alastramento dos foco na capital. Neste período a combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, facilita a propagação do fogo em materiais combustíveis.
Atualmente todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Maranhão e a guarnição do Batalhão Ambiental estão atuando no combate de focos de incêndios.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias