FÉ E DEVOÇÃO

Louvação a Nossa Senhora de Nazaré reúne milhares de pessoas

A procissão saiu do bairro da Cohab, com destino ao bairro do Cohatrac, onde foi realizada uma missa campal

Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

Durante a procissão pelas ruas da Cohab, muita oração e louvor

Milhares de fiéis se reuniram na procissão que encerrou o Círio de Nazaré 2015 – Festa da Luz –, em São Luís, que trouxe como tema este ano “Círio de Nazaré, um clamor à vida e à paz”, e o lema: “Sua misericórdia é para sempre”. A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu da igreja da Cohab, Perpétuo Socorro, com destino ao bairro do Cohatrac, onde foi montada uma estrutura para a realização de uma missa campal, que marca o encerramento da festividade religiosa. 

De acordo com o padre da paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), Clemilton Moraes, a Festa da Luz foi um sucesso, com a participação de um público de diferentes idades, jovens, crianças e idosos estiveram presentes na celebração. “Todas as noites percebemos um número bom de fiéis, além do espírito de oração. A nossa avaliação é muito positiva. Percebemos a ação de Deus na vida das pessoas. Só temos a agradecer a Deus e a Nossa Senhora por essa alegria e por essa graça, de celebrar mais um Círio”, concluiu.
Durante a procissão pelas ruas da Cohab, muita oração e louvor. Três trios com bandas católicas saudaram a santa, vários fieis cantaram canções de Maria. Outros carros também acompanharam a procissão, 13 veículos ornamentados com crianças vestidas de anjo fizeram parte do circuito. A imagem da santa seguia em uma berlinda na frente da procissão.
Promessas
A mãe Synara Tavares trouxe a filha de 11 anos, Thayla Tavares, vestida de anjo, e ressaltou a importância das crianças estarem participando da igreja. “É uma motivação de fé, de devoção e a gente sempre traz a nossa filha, é importante trazer desde criança, para ela saber o caminho do bem, que se dá na igreja”.
Muitos fiéis aproveitaram para pagar promessa. Foi o caso da mãe, Bergama Nascimento, que segurava a pequena Maria Vitória, de seis meses, que estava trajando um vestido branco e manto azul, roupa que refere-se à vestimenta de Nossa Senhora.
Segundo a mãe, quando ela estava com seis meses de gestação, sofreu um acidente, em que o carro capotou. Diante da situação, ela teve o parto prematuro. A sua filha teve que ficar em uma UTI Neonatal, então, ela fez uma promessa se caso ela sobrevivesse e ficassem todos bem, ela vestiria a menina A Festa da Luz, o lema deste ano, foi um sucesso, com a participação de jovens, crianças e idosos na celebração como Maria e também colocaria o mesmo nome de Maria. “Para mim, foi um verdadeiro milagre, sou devota de Nossa Senhora. Eu cheguei a sacar do veículo, quebrei o meu braço, mas, graças a Deus, estamos bem”.
Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

A Festa da Luz, o lema deste ano, foi um sucesso, com a participação de jovens, crianças e idosos na celebração

O manto que veste a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é doação, fruto de uma promessa, agradecimento por uma graça alcançada. A história de cada manto, isto é, da situação familiar que deu origem à promessa, é narrada na missa do Translado.
Localizados do lado direito do manto, o tema e o lema do Círio de Nazaré 2015 – Festa da Luz – são uma referência para a reflexão e aprofundamento no conhecimento da Palavra de Deus. “Círio de Nazaré, um clamor à vida e à paz”, esse é o tema.
De acordo com a organização o Círio, teve como objetivo confirmar e reacender a fé cristã. E neste ano trouxe o clamor à paz. O encerramento foi realizado com uma missa campal, presidida pelo arcebispo Dom Belisário. Após o encerramento, ocorreram apresentações culturais na praça em frente à Igreja Nossa Senhora de Nazaré, com vendas de comidas típicas.
Nossa Senhora de Nazaré
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias