ENSINO SUPERIOR

Estudantes Maranhenses se preparam para o Enem

Professor oferece dicas para uma boa prova no Enem. O momento é decisivo na vida de muitos estudantes

Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press .


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

O momento que decidirá o futuro profissional dos estudantes é marcado por ansiedade, medo e expectativa

Os estudantes maranhenses a menos de duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), intensificam os estudos no cursos preparatórios da cidade, ainda que apreensivos a grande maioria deseja uma vaga na rede publica Federal. O momento que decidirá o futuro profissional dos estudantes é marcado por ansiedade, medo e expectativa.

Para tranquilizar os estudantes, o professor de Química, Daniel Oliveira, 30 anos, orienta seus alunos a controlar a ansiedade e o nervosismo que pode ser um dos principais obstáculos.
“O que o aluno deve fazer é realizar uma grande revisão de todos os assuntos com base nas últimas provas do exame, mesmo aqueles que já possuem uma boa rotina de estudos precisam correr atrás de suas dificuldades”, pontuou o professor de Química Daniel Oliveira.
A estudante Thaiane Madeira, 21 anos, diz que o aluno precisa estar preparado para tudo, ela tem um sonho de cursar Medicina, e por aptidão pessoal realizar o seu trabalho para salvar vidas.
“O que faço é focar na revisão e em minhas dificuldades e limitações, tentando não me impressionar com a concorrência. Tento descobrir o local da prova antecipadamente”, disse confiante a estudante Thaiane Madeira.
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press .


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

Professor Daniel Oliveira

Mesmo diante da ansiedade, o professor Daniel Oliveira orienta os candidatos no exame que algumas medidas precisam ser tomadas para que a prova seja realizada com tranquilidade e segurança.
“No dia da prova, o aluno deve evitar dormir tarde, se preocupar com a alimentação balanceada, verificar o seu local de prova para se programar para o trânsito. Na hora do exame, o candidato deve ter muita atenção, pois a prova vem contextualizada, com aspectos do cotidiano e abordagens gerais dos principais assuntos”, alerta o professor Daniel Oliveira.
A estudante Ana Kühn, 18 anos, que estuda no mínimo 11 horas diárias pondera que aquilo que mais prejudica os estudantes é o sono e a preocupação de decepcionar o investimento dos pais.
“A dificuldade que enfrento é o pré-vestibular, pois fica aquela expectativa, e claro, a cobrança da família. Para tranquilizar a cobrança tento revisar todos os assuntos e responder o maior número de questões no dia”, comentou apreensiva a estudante. 
As provas do Enem serão realizadas dias 24 e 25 deste mês em todo o Território Nacional.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias