MARANHÃO

Entenda a importância da redação para um bom desempenho no Enem

Alunos de cursinho na capital se empenham para uma pontuação positiva na redação do Enem

Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press .


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

O ensino e as correções de redações em sala de aula é uma das tarefas indispensáveis entre os professores

A redação é a etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais temida por milhares de alunos que irão submeter-se à mesma, no próximo dia 25 em todo o país.

Em um cursinho da capital nossa reportagem fez uma pesquisa entre os alunos e professores sobre a importância da redação no exame, bem como as expectativas e as dicas para o sucesso na prova.
Professores acreditam que os candidatos precisam se preparar para lidar com as pressões, entre elas, uma rotina nos horários de estudo, boa alimentação, além de noites de sono tranquilas. Todos esses fatores contribuem física e psicologicamente para um bom desempenho na prova.
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press .


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

Manoel de Jesus Silva Neto, estudante

Entre os cursos mais concorridos deste cursinho, o que se destaca, é o de medicina, em que e a pontuação necessária para a aprovação na redação é acima de 900 pontos.
Esse é um dos objetivos de Rafael Coelho Barbosa, de 20 anos, que estuda oito horas por dia. “Minha rotina são cinco horas diárias estudando no cursinho e três horas em casa”. O estudante diz que a redação é importante porque mede o nível de conhecimentos gerais. Já para sua irmã Juliana, acredita que a redação será mais rígida, pois acha que o governo está tentando dificultar para os alunos que tentam uma vaga pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O aluno Manoel de Jesus Silva Neto, de 19 anos, que também optou por fazer medicina, acha que a redação não terá um tema atual. “A prova foi elaborada em julho, acredito que não terá um tema que tem sido divulgado pelas mídias. Mas estou treinando bastante e estou confiante na redação deste ano”, contou Manoel.

O ensino e as correções de redações em sala de aula é uma das tarefas indispensáveis entre os professores. E nos últimos dias de aula, já deixam dicas e orientações de como proceder até o dia de prova.
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press .


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

Professor Daniel Oliveira

O professor Daniel Oliveira deixa dicas para quem irá fazer a redação. “Antes de tudo, o aluno precisa fazer muitas leituras, ter disciplina, bons materiais e controle no plano de estudo. Só lembrando que o aluno se prepara para tornar-se competitivo’’, disse o professor.

A prova do Enem acontece nos dias 24 e 25 deste mês e a redação no segundo dia de prova, juntamente com a disciplina de matemática.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias