PREVENÇÃO

Detentas recebem atendimento e orientação pelo “Outubro Rosa”

A intenção das autoridades em saúde é chamar a atenção para problemas de saúde comuns em mulheres e que podem ser evitados com orientação

Foi iniciada, na terça-feira, a primeira etapa do projeto ‘Colorindo a Saúde no Sistema Prisional do Maranhão’, cujo objetivo é oferecer às mulheres privadas de liberdade, atendimentos de saúde e palestras alusivas a campanha do “Outubro Rosa”. O evento foi aberto na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) Feminina de Pedrinhas.
Para abrir a programação, o evento teve a contribuição do clinico geral, Flavio Vieira. Ele ministrou palestra sobre técnicas de como realizar o toque nas mamas. Na oportunidade, o especialista abordou as necessidades de consultas médicas e, principalmente, como prevenir o câncer de mama.
“Estamos aqui para ensinar as internas a rastrear algum tipo de nódulo nos seios. Caso seja encontrado, a interna deverá realizar alguns exames para saber se o pequeno tumor é benigno ou maligno”, relata o médico, que durante a palestra enfatizou a importância de procurar profissionais especializados.
Uma interna, de 34 anos, disse que nunca tinha realizado o autoexame, depois das orientações do médico, pretende fazer em si mesma mensalmente. “Eu não sabia como fazer para detectar algum tipo de nódulo no seio. Agora, depois desta palestra, me sinto capaz de fazer o autoexame”, disse.
Kelly Carvalho, superintendente de Atendimento e Humanização Penitenciária da Sejap, participou da abertura do evento e aconselhou às internas sobre a importância da campanha. “Os riscos de desenvolver um câncer de mama diminuem quando se tem o acompanhamento médico, e é isso que estamos proporcionando às nossas apenadas”, frisou a superintendente.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias