TREINAMENTO

Aprovados em seletivo do Sistema Prisional recebem treinamento

Foi concluída  a primeira parte do treinamento dos mais de 230 aprovados no processo seletivo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap). Durante a capacitação, na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), os selecionados nas especialidades de direito, psicologia, serviço social, enfermagem e técnico em enfermagem foram instruídos sobre as novas rotinas de trabalho.   […]

 Aprovados no seletivo começam a entregar documentação

Foi concluída  a primeira parte do treinamento dos mais de 230 aprovados no processo seletivo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap). Durante a capacitação, na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), os selecionados nas especialidades de direito, psicologia, serviço social, enfermagem e técnico em enfermagem foram instruídos sobre as novas rotinas de trabalho.

 
A capacitação começou no sábado, 10 de outubro, com os contratados para o cargo temporário de Especialista Penitenciário Jurídico (EPJ). Os selecionados assimilaram informações sobre as atribuições, entre as quais a organização e manutenção do Prontuário Geral Padronizado Jurídico (PGPJ), a realização de atendimentos intermediários (via escrito), e de diagnósticos de casos prioritários a serem encaminhados à DPE-MA, semanalmente.
 
Entre os dias 13 e 14, o treinamento atendeu aos selecionados nas especialidades de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Por meio de palestras, debates, e dinâmicas de grupo, foram abordados temas como direitos humanos e ações socioeducativas nas prisões; e mostradas imagens de ações realizadas pelos profissionais dessas áreas que já atuam no sistema.
 
O secretário Murilo Andrade de Oliveira destacou a importância desse primeiro momento. “Reforça a política de humanização nas unidades prisionais, estabelecida, desde o início do ano, pelo governador Flávio Dino. Ele explicou que as capacitações contribuem para a humanização desse sistema e fortalece a política de ressocialização dentro dos presídios do estado”, afirmou o secretário que acompanha de perto os projetos voltados para a reintegração social dos apenados.
 
A proposta, que também é coordenada pela Supervisão de Assistência Psicossocial da Sejap, tem como objetivo qualificar os novos servidores à rotina prisional e instruí-los para que ofertem as assistências aos presos de maneira digna e humanizada. “O foco é promover a reinserção social dos internos. Mas para que alcancemos esse fim, é preciso investir na qualificação dos novos servidores; pois é isso que vai garantir a eficácia nas ações”, lembrou a supervisora, Augusta Marinho.
 
Os participantes do treinamento assistiram ao documentário intitulado “Sem Pena”, que retrata as mais diferentes adversidades vividas pelas pessoas presas. Ao término da exibição do vídeo, exibido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema), os defensores públicos estaduais realizaram um momento de reflexão, também por meio de debates, que ajudaram os selecionados a se prepararem melhor para o cotidiano prisional.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias