GRANJAS

Aged inicia inquérito soroepidemiológico para Newcastle e Influenza Aviária

A análise é feita em onze granjas localizadas nos municípios de São Luís, Rosário, Itapecuru-Mirim, Santa Inês, Caxias e Imperatriz

Foto: Divulgação.


Divulgação

Fiscais estaduais agropecuários trabalham no inquérito soro epidemiológico

Fiscais estaduais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima), iniciaram, nessa terça-feira, dia 13, o inquérito soro epidemiológico para Newcastle e Influenza Aviária, em onze granjas localizadas nos municípios de São Luís, Rosário, Itapecuru-Mirim, Santa Inês, Caxias e Imperatriz.

O material recolhido será enviado ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Campinas, em São Paulo.
A expectativa é que, ao término do inquérito soro epideomilógico das aves, este ano, o Maranhão apresente um quadro livre de Newcastle e Influenza Aviária, abrindo assim, as fronteiras comerciais para comercialização das aves para outros estados e, futuramente, para outros países.
“O Brasil, hoje, é o maior exportador de aves do mundo e o Maranhão precisa ter garantia para atender ao mercado nacional e o internacional, mostrando que não há no estado as doenças Newcastle e Influenza Aviária”, explicou a fiscal estadual agropecuário da Aged-MA e responsável pelo setor de sanidade avícola no Maranhão (PNSA), Daniela Póvoas Rios.
O Ministério da Agricultura e as agências de defesas dos estados estão fazendo o levantamento nacionalmente, para provar que a avicultura industrial do país não possui essas doenças.
Influenza Aviária e Newcastle
Influenza aviária (IA) é uma doença altamente contagiosa, transmitida por vírus, que ocorre em aves e menos comumente nos mamíferos, e causa diversos prejuízos relacionados à mortalidade nos plantéis avícolas comerciais.
Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema da cabeça. A manifestação clínica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias