SÃO LUÍS

Ações educativas da Semana Mundial da Alimentação mobilizam população

No evento, houve ainda exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, distribuição de material educativo com abordagem sobre segurança alimentar e degustação de sucos verdes e naturais

Fotos/Honório Moreira
Para encerrar as atividades da Semana Mundial de Alimentação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, nesta sexta-feira (16), na Praça Deodoro, em São Luís, uma programação especial, de cunho educativo, com o objetivo de orientar a população para a importância da alimentação saudável e para mobilizar a sociedade para o enfrentamento da insegurança alimentar no estado.
Sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, 1.500 pessoas foram atendidas nos estandes instalados na Praça Deodoro. Foram oferecidos serviços de avaliação e orientação nutricional, informações sobre formas corretas de manipulação de alimentos, aferição de pressão arterial, além de palestras sobre alimentação saudável, conforme o que preconiza o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
No evento, houve ainda exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, distribuição de material educativo com abordagem sobre segurança alimentar e degustação de sucos verdes e naturais.
O secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, destacou que as ações realizadas durante a semana são de suma importância para discutir diretamente com a sociedade o tema Segurança Alimentar. Por meio do evento é possível trazer o assunto para o foco das discussões, de forma que a população contribua para a redução dos índices de insegurança alimentar no Estado, sobretudo a partir da reeducação.
“Por meio da orientação, da educação e do engajamento de todos podemos reverter esse quadro historicamente crítico e que buscamos enfrentar a cada dia, articulando e desenvolvendo políticas públicas de segurança alimentar que atinjam de forma positiva a vida dos maranhenses. E este é uma das prioridades de Governo”, garantiu o secretário.
A ação na Praça Deodoro contou com parceria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea); das secretarias estaduais de Saúde (SES) e Agricultura Familiar (SAF); Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Ceuma, Faculdade Cest e Escola Ana Nery.
Semana
Realizada em São Luís, Codó, Santa Inês e Viana, em parceria com a as prefeituras municipais e o Consea, as atividades da Semana Mundial da Alimentação têm como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento da insegurança alimentar no Estado. O foco é, também, chamar a atenção da população sobre o papel desempenhado pela proteção social e para a importância da agricultura local na erradicação da fome e da pobreza.
Na programação, foram desenvolvidas ações educativas nos restaurantes populares da capital, com destaque para a realização dos serviços de avaliação e orientação nutricional voltadas ao público frequentador destas unidades alimentares, além de seminários que possibilitaram discussões sobreo o tema oficial do evento, neste ano: “Proteção Social e Agricultura Familiar: quebrando o ciclo da pobreza rural”, assunto prioritário para o Governo do Maranhão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias