INICIATIVA

Ação de alunos de uma faculdade de São Luís marca Outubro Rosa

Pense Rosa. Com este tema, a empresa júnior People, estudantes universitários e professores participaram, ontem, no campus da Faculdade Pitágoras, no Turu, das comemorações do Outubro Rosa, calendário destinado, principalmente, à conscientização e combate contra o câncer de mama, além das informações, ações e incentivos à prevenção de outras doenças que acometem, principalmente, as mulheres. […]

Participação proativa de alunos marca Outubro Rosa

Pense Rosa. Com este tema, a empresa júnior People, estudantes universitários e professores participaram, ontem, no campus da Faculdade Pitágoras, no Turu, das comemorações do Outubro Rosa, calendário destinado, principalmente, à conscientização e combate contra o câncer de mama, além das informações, ações e incentivos à prevenção de outras doenças que acometem, principalmente, as mulheres.

. Em stands construídos pelos próprios alunos foram distribuídos panfletos informativos, preservativos, além da presença de grupos de monitores que esclareceram dúvidas sobre o câncer de mama e outras enfermidades, além de mostrar o funcionamento do aparelho reprodutor feminino e masculino.
Durante todo o dia passaram pelo campus cerca de mil alunos que tiveram a oportunidade de participar ativamente do evento as estudantes Gabriela Almeida e Maryla Araújo foram uma das que doaram seus cabelos para a confecção de perucas destinadas às mulheres que estão fazendo quimioterapia. Aluna de ciências biológicas, UFMA, Gabriela, doou cerca de 20 cm de cabelos e comemorou a atitude “é muito bom a gente desapegar por uma causa nobre”, afirmou a estudante, se auto definindo “leve” diz. Maryla que cursa engenharia ambiental no Pitágoras também fez a sua parte doando 28 cm de cabelos que para ela “não foram tão sofridos quando se pensa que o motivo pode dar um novo sopro de vida para muitas mulheres ”. Palestras e autoexames foram realizados durante todo o dia na faculdade.
Essa é segunda ação de responsabilidade social da empresa júnior People, a primeira foi de incentivo a doação de sangue. Criada pelo curso superior tecnológico de Recursos Humanos do Pitágoras, a empresa júnior tem o objetivo pedagógico de recriar o ambiente de mercado para os futuros profissionais da área. A estudante e presidente da empresa júnior, Kedma Piorsk, quer estender o tema cidadania para comunidade universitária: “sempre que se pensa em responsabilidade social vamos fazer atividades fora da faculdade quando se tem uma gama de pessoas muito grande aqui dentro. É preso trazer esse tema para a comunidade universitária e chamar os estudantes para participarem com a gente” afirma. A rede de solidariedade para o outubro rosa contou com o apoio dos cursos de administração, enfermagem, farmácia, serviço social, engenharia e psicologia.
No Brasil os índices espantam
O câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. Apenas no ano passado surgiram, no Brasil, segundo o INCA, cerca de 57 mil novos casos aparecidos, em grande maioria, nas mulheres. Desse total morreram 14.388, sendo 181 homens e14.207 mulheres, no Maranhão a taxa de mortalidade representou 11,2%, somente ano passado.
Prevenção sugere prognóstico positivo
O câncer de mama tem tratamento. A prevenção e o diagnóstico precoce da doença ainda são os maiores aliados na luta contra este mal que, descoberto no início, é totalmente tratado. Outro dado importante da doença diz respeito ao seu aspecto social, a variação anual da taxa de mortalidade por câncer de mama é de até 11 vezes maior em áreas pobres do país. No Maranhão a taxa de mortalidade representou 11,2%, no ano passado.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias