CIDADANIA

Ação ‘Criança Cidadã’ no bairro Vila Nova será realizada neste sábado

A ação será realizada na Associação Beneficente de Mães da Vila Nova onde haverá emissão de documentos, atendimentos de saúde básica e atividades educativas

O próximo sábado, dia 17, será de muita animação para as crianças e famílias da região da Vila Mauro Fecury e Vila Nova. Neste dia será realizada a ação social ‘Criança Cidadã’, realizada pelo Governo do Estado, por meio do Viva Cidadão, de 8h às 17h, na Associação Beneficente de Mães da Vila Nova, localizada na Travessa Bela Vista, 28B, Vila Nova.
A ação social é uma iniciativa do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e da Saúde (Semus), e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Nova. O objetivo da ação é fortalecer a cidadania das crianças da região por meio da oferta dos serviços públicos e da promoção de entretenimento saudável com atividades de prevenção em saúde e de caráter sociocultural.
“Toda criança é um cidadão em formação. Com esta ação social nós buscamos, principalmente, valorizar este seguimento da sociedade, exercitando a solidariedade, e oferecendo atividades recreativas para que elas tenham garantido o direito fundamental de brincar”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora geral do Viva Cidadão.
A área da Vila Mauro Fecury está entre as regiões da capital maranhense em que as crianças estão em maior situação de vulnerabilidade, e por este motivo foi escolhida para receber esta iniciativa do governo. O dado foi apontado pelo diagnóstico “Linha de Base de São Luís na Plataforma dos Centros Urbanos”, elaborado em junho de 2014, pela Prefeitura de São Luís e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que analisou indicadores sociais da capital maranhense e identificou as regiões que necessitam com mais urgência de investimentos em políticas públicas.
Atividades
A abertura da ação social Criança Cidadã será realizada às 8h30, com a participação da diretora geral do Viva Cidadão, Mari-Silva Maia, de representantes dos órgãos parceiros e das lideranças comunitárias da região. Haverá apresentação do Grupo de Tambor de Crioula da 3ª Idade da Vila Nova.
O Viva Cidadão realizará atendimentos para emissão de carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoas Física (CPF) e Carteira de Trabalho. A expectativa é de realizar 600 atendimentos. Além dos serviços do Viva Cidadão, serão oferecidos atendimentos de saúde básica, como aferição de pressão e teste de glicemia em jejum, exibição de filmes e palestras educativas.
As atividades lúdicas para as crianças serão concentradas no período da manhã, até às 12h. Haverá apresentação de teatro de bonecos, contação de histórias, apresentação teatral das crianças da comunidade, pintura corporal, penteados com trancistas, jogos recreativos, cinema com pipoca e muitas surpresas.
Programação
8h – Acolhida– Recepção da comunidade
8h30 – Abertura Oficial
Apresentação do grupo de Tambor de Crioula da Terceira Idade
9h- Início do Atendimento do Viva Cidadão – Sala de Informática
9h às 11h – Atividades recreativas
Apresentação de teatro de bonecos;
Apresentação do Grupo de Crianças de Teatro;
Atividades recreativas;
Contação de Histórias;
Pintura Corporal.
9h às 11h – Atendimento em saúde – Aferição de Pressão e Teste de Glicemia
9h às 10h – Penteados com trancistas – para crianças
9h às 11h – Cinema com pipoca – Crianças
12h – Intervalo
13h – Retorno do Atendimento do Viva Cidadão
13h às 17h – Cinema com pipoca- Adultos
17h –Encerramento do Atendimento
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias