ASSISTÊNCIA

XVI Semana do Encarcerado começa com ações de ressocialização em presídios

Os internos participaram de oficinas terapêuticas e dinâmicas em grupo, além de assistirem palestra temática

XVI Semana do Encarcerado começa com ações simultâneas de ressocialização nos presídios da capital

As ações da XVI Semana do Encarcerado foram iniciadas, na manhã desta segunda-feira, nos presídios da Região Metropolitana de São Luís. O evento de iniciativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) tem por objetivo promover a humanização e a ressocialização no sistema penitenciário estadual.

Na Penitenciária de Pedrinhas as atividades foram coordenadas pelas equipes de assistência social da Sejap. Na ocasião, os internos participaram de oficinas terapêuticas e dinâmicas em grupo, além de assistirem uma palestra sobre o tema “A Importância da Educação no Contexto da Humanização”.
A palestra foi ministrada pela psicopedagoga, Claudia Rodrigues. Pela tarde foi exibido o filme “A Procura da Felicidade” para 150 internos. “Nossa ideia é que os trabalhos realizados aqui, hoje, promovam e desenvolvam a cidadania entre os internos”, relata a supervisora do Psicossocial da Sejap, Augusta Marinho.
Já no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas foi realizada uma ação de saúde que visa controlar doenças de forma intensiva dentro dos presídios. A ideia é investir na prevenção de transmissão de doenças, e propiciar a proteção coletiva dentro do presídio; e para isso foram imunizados cerca de 200 internos.
Todos eles receberam atendimentos médicos, aferiram pressão arterial, fizeram o teste de glicemia e testagens rápidas (sífilis, HIV e hepatite). “Essas são algumas das inúmeras atividades que vamos desenvolver ao logo dessa semana, nos presídios da capital”, completou supervisora do Psicossocial da Sejap.
No decorrer da semana de atividades da XVI Semana do Encarcerado os internos serão contemplados com mais ações simultâneas de saúde, jurídica, psicológicas e as demais previstas na Lei de Execução Penal (LEP); além de acesso a exibições culturais lúdicas. Durante a semana será realizado, também, um torneio de dama e futebol.
“O intuito da Sejap é intensificar os trabalhos de reintegração social no sistema prisional do Maranhão, para que todos os internos tenham a oportunidade de mudar de vida através desses trabalhos que visam à inclusão social”, lembrou o secretário de Administração Penitenciária (Sejap), Murilo Andrade de Oliveira.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias