EDUCAÇÃO

Retorno às aulas altera rotina de famílias e o trânsito na capital

Antes da primeira aula, a primeira lição foi do exercício da paciência dos pais e responsáveis. Eles enfrentaram trânsito lento e a dificuldade de retomada da rotina dos filhos

Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press .


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

Volta às aulas muda rotina de pais e estudantes

A segunda-feira foi o primeiro dia após o fim das férias escolares. Na capital, o dia exigiu paciência dos condutores e dos pedestres que enfrentaram congestionamentos em vários pontos da cidade. Os pais e responsáveis por estudantes enfrentaram a missão de orientar os filhos na retomada da rotina escolar.

Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press .


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

A segunda-feira foi o primeiro dia após o fim das férias escolares

Não foi fácil para a estudante Katherine Carvalho, de 14 anos, que cursa o 9º ano, acordar cedo e enfrentar a maratona de estudos logo nas primeiras horas do dia. O motivo? Nos últimos 30 dias ela aproveitou a folga para acordar bem mais tarde, assistindo televisão ou navegando na internet. Agora, a estudante precisa retomar os horários de estudo e descanso para, assim, não comprometer o desempenho escolar na reta final do ano letivo. “É bem chato ter que voltar à rotina, não poder mais dormir até tarde. Agora tem hora pra tudo: dormir, acordar, estudar. O jeito é se acostumar e esperar as férias do fim do ano”, desabafou a estudante.
O fluxo do trânsito na cidade estava intenso, diferente dos últimos 31 dias, pois, além dos carros dos pais com os filhos, havia também a circulação dos veículos que realizam o transporte escolar. Em alguns pontos, como Renascença, agentes de trânsito estavam no local para garantir a fluidez no local.
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press .


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

Dia de aula: Andréa Silveira driblou as reclamações da filha Juliane

Para o advogado Gustavo Santos, a manhã foi de trânsito intenso. “Percebi o trânsito mais carregado hoje, no percurso de casa até aqui. Afinal de contas são mais veículos circulando na cidade. Acaba provocando congestionamentos e lentidão, principalmente nas proximidades das escolas”, avaliou o advogado. Na companhia dos pequenos Arthur e Miguel, o primeiro dia de preparação para aulas foi tranquilo.
No lar de Andréa Silveira, mãe da pequena Juliane, muitas reclamações da filha. “O jeito foi ter uma conversa com ela, falar dos amiguinhos, professora, dos momentos bons do semestre passado. Então, ela começou a se animar e passou a chateação”, conta a mãe de Juliane.
Começou ontem o segundo semestre letivo para os mais de oitenta mil alunos matriculados em Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede municipal de São Luís. As atividades regulares de educadores e estudantes foram retomadas depois de um mês de férias escolares.
 
Volta às aulas para mais de 80 mil alunos da rede municipal
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, visitou escolas da rede municipal e cumprimentou estudantes e professores, desejando a todos um bom semestre letivo. “Trago a todos vocês um forte abraço do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e faço votos de que este seja um semestre produtivo e de grandes realizações e aquisição de conhecimento”, disse o titular da Semed durante a visita às salas de aula da U.E.B. Alberto Pinheiro, no Centro.
A U.E.B. Alberto Pinheiro atende a cerca de 500 estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno. A gestora da unidade, Paulicéia Silva Pinto, destacou a importância da parceria dos pais no sentido de manter os estudantes motivados na hora da volta às aulas. “Fizemos o planejamento do segundo semestre e, além de retomar o conteúdo que estavam trabalhando, as turmas desenvolverão atividades para contar o que fizeram nas férias. É muito importante a parceria dos pais para que o processo educacional seja efetivo”, disse a gestora.
Os estudantes foram recepcionados com mensagens de carinho dos professores. “O primeiro dia de aula é sempre legal. Contei para professora o que fiz nas minhas férias, visitei os parentes e brinquei muito com minhas primas. Mas já estava com saudades da escola, das atividades em sala de aula e das aulas de educação física”, disse Larisse Carvalho Moreira, 9 anos, aluna da U.E.B Alberto Pinheiro. Já Nicolas Oliveira, 8 anos, comentou que sentiu falta dos amigos. “Senti falta dos meus amigos e da professora, eles são muito legais. E também, de estudar, gosto muito de fazer leituras, quero ser doutor quando crescer”, garantiu.
 
Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
 
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias