MARANHÃO

Mais de meio milhão de crianças serão imunizadas contra a poliomielite

Meta do Ministério da Saúde é vacinar crianças de seis meses a 5 anos em todo o território nacional

Este ano o Estado do Maranhão tem por objetivo manter a meta de três anos consecutivos, a de vacinar o maior número de crianças contra a poliomielite na faixa etária de seis meses e cinco anos. Estabelecida pelo ministério da saúde, O dia “D” será neste sábado, dia 15, e vai até o dia 31 de agosto em todo o território nacional.
No estado serão disponibilizadas 701 mil doses da vacina, atingindo um total de 533.151 de crianças, para que os trabalhos atendam a demanda foi realizado no último dia 03, segunda-feira deste mês, uma capacitação com agentes de gerência regional para o dia de vacinação. Os adultos e responsáveis podem se dirigir aos postos de vacinação das 8h às 17h.
Na capital o lote de vacinas está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com meta para vacinar 95% das crianças. Todos os municípios devem atingir cobertura de no mínimo 95%, em todas as faixas etárias. “Só em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença” pontuou a coordenadora Departamento de Imunização da SES (Secretária Estadual de Saúde), Helena Almeida.
A poliomielite comumente chamada de paralisia infantil traz a vida das crianças consequências graves pela instalação do vírus por via oral, que quando alojado, afeta o sistema nervoso central, causando lesões flácidas e paralisia dos membros.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias