PESQUISA CIENTÍFICA

Imesc aprova cinco projetos em edital da Fapema

No total foram cinco projetos nas categorias Desenvolvimento Humano, Arranjo Produtivo Local e Escola de Qualidade

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) aprovou todos os seus projetos que concorreram ao edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). No total foram cinco projetos nas categorias Desenvolvimento Humano, Arranjo Produtivo Local e Escola de Qualidade.
A Fapema divulgou, na quinta-feira, dia 06, o resultado do Edital 06/2015 – TECS, referente a linha de ação “Mais Inovação” no âmbito do programa “Tecnologia Social”. O edital vai financiar os projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com foco nas denominadas Tecnologias Sociais em interação com comunidades rurais e urbanas em situações de vulnerabilidades.
O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, parabenizou todos os proponentes dos projetos aprovados. “Este resultado fantástico é um marco na construção e disseminação de práticas mais avançadas de pesquisa e busca de novas fontes de financiamento para o nosso Imesc”, salientou.
Projetos aprovados
Área Temática: Desenvolvimento Humano – Habitação e política habitacional: técnicas sociais e ambientais. Carlos Frederico Lago Burnett – O plano mais IDH e a produção habitacional: contribuições para melhoria das condições de vida e trabalho na área rural dos municípios de Belágua e Cajari, Maranhão.
Área temática: Desenvolvimento Humano – Direitos humanos e igualdade social: Relações de Gênero, Grupos sociais e suas especificidades. José Ribamar Trovão – Estudo das potencialidades sociais e econômicas das comunidades quilombolas do município de Serrano do Maranhão, incluídas no Mais IDH.
Área temática: Arranjo Produtivo Local – Gestão dos recursos naturais: terra, recursos hídricos, florestais e outros. José de Ribamar Carvalho dos Santos – Análise dos arranjos produtivos na gestão dos recursos hídricos a partir da implantação do Sistec dos municípios de Serrano do Maranhão e Cajarí.
Área temática: Escola de Qualidade – Educação inclusiva, para comunidades rurais e grupos sociais em situações de vulnerabilidade. Dionatan Silva Carvalho – Desafios e perspectivas para uma educação de qualidade e formação profissional no maranhão: o caso dos municípios Marajá do Sena e Lagoa Grande do Maranhão.
Área temática: Arranjo Produtivo Local – Experiências inovadoras de produção e comercialização. Talita de Sousa Nascimento – Sistemas integrados de tecnologias sociais no âmbito do programa mais IDH: uma avaliação dos municípios de Belágua e Serrano do Maranhão.
O prazo limite para entrega da documentação impressa é até o dia 21 de agosto.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias