PARALISAÇÃO

Greve de servidores do INSS completa 43 dias e categoria realiza manifestação

Os grevistas realizam na manhã de hoje um ato em frente à Gerência Executiva do INSS em São Luís, no bairro do Calhau. Eles pedem reajuste de salário e incorporação de gratificações

Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

Greve dos servidores do INSS já dura 43 dias

A greve dos servidores do INSS é nacional e já dura 43 dias e quem precisa entrar com pedido de aposentadoria e pensão está sofrendo com a paralisação. Os trabalhadores pedem reajuste de salário; incorporação de gratificações; melhorias de condições de trabalho; melhorias de infraestrutura das agências do INSS; plano de cargos e carreira; 30 horas semanais para todas as categorias; concurso público para repor quadro funcional; fim do assédio moral; contra as terceirizações; isonomia salarial e paridade entre ativos e aposentados.

A greve começou no dia 07 de julho. De lá pra cá, governo e sindicato ainda não chegaram a um acordo e a população vai ter que esperar. Na semana passada, uma decisão da Justiça determinou que pelo menos 60 % dos servidores das agências mantenham o atendimento. O último boletim divulgado pelo INSS mostra que das 1,6 mil agências, em 860 unidades (54%) o atendimento é parcial e mais de 280 agências estão totalmente paradas.
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

Os grevistas fazem apitaço em frente à Gerência Executiva do INSS em São Luís até às 13h

Na manhã de hoje, os grevistas do INSS fazem apitaço em frente à Gerência Executiva do INSS em São Luís, no bairro do Calhau. O ato é contra descontos nos salários dos servidores que aderiram à greve. A manifestação conta com a presença de 40 trabalhadores, número que só aumenta. Todos vestidos de preto, com apitos e cartazes fazem entrega de boletins informativos à população. O encerramento do ato está previsto para às 13h.

“Esse corte desvaloriza o ato dos trabalhadores e o total direito de manifestar. O corte do ponto é uma forma de intimidar os servidores, mas a greve continua. Vamos lutar por nossos direitos.” Diz Rosemary Santos Durans da Secretaria de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA)
A Gerência Executiva da Previdência Social no Maranhão informou que não vai se pronunciar sobre o movimento. O Ministério da Previdência Social informa que os segurados que possuam agendamento para atendimento em alguma agência e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, na própria agência, e que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.


Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press

Na semana passada, uma decisão da Justiça determinou que pelo menos 60 % dos servidores das agências mantenham o atendimento

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias