INCENTIVO

Estudantes maranhenses participam de seleção para olimpíadas internacionais

Nesta fase, os estudantes participarão de curso e simulados online nos meses de setembro, novembro e dezembro, organizados pela OBA

Vinte estudantes de escolas públicas estaduais foram pré-selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) para participar do processo seletivo que irá compor as equipes que deverão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em Inglês) e Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2016. O resultado com a lista dos alunos foi divulgado, nesta quarta-feira.
Nesta fase, os estudantes participarão de curso e simulados online nos meses de setembro, novembro e dezembro, organizados pela OBA. A prova final será aplicada de forma presencial e está prevista para os meses de janeiro e março de 2016.
Os estudantes pré-selecionados no Maranhão são de escolas estaduais localizadas nos municípios de Barra do Corda (um aluno), Dom Pedro (sete), Santa Inês (sete) e São Luís (cinco). Caso sejam selecionados, eles viajarão no segundo semestre de 2016 e terão todas as despesas custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade que financia a OBA.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio dos Núcleos de Tecnologias Educacionais, irá disponibilizar todo o suporte necessário aos estudantes para participação do curso online, bem como à realização das provas. Além disso, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece de 19 a 25 de Outubro de 2015, a Seduc ministrará a esses estudantes um curso complementar preparatório para as etapas finais da seleção.
“A pesquisa, ciência e tecnologia integram os eixos estruturantes da Macropolítica de educação do governo Flávio Dino – “Escola Digna”, porque são áreas fundamentais para o desenvolvimento e a formação dos nossos estudantes. Por isso, a atual gestão está trabalhando para aproximar cada vez mais o estudante da pesquisa, por meio dos laboratórios virtuais e físicos, além da mobilização que está sendo feita para participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias