MODA

Estudante maranhense transforma chifre de boi em roupa para desfile em São Paulo

Willame Leite de Sousa Filho foi um dos nove selecionados de todo Brasil o projeto

 
Foto: divulgação.


divulgação

Willame Leite de Sousa Filho foi um dos nove selecionados de todo Brasil o projeto

SÃO LUÍS – Willame Leite de Sousa Filho, 21 anos, natural de Trizidela do Vale, aluno do SENAI-MA – Raimundo Franco Teixeira, em São Luís, é um dos nove alunos do SENAI de todo Brasil que participam na noite da próxima quinta, em São Paulo, do Brasil Fashion 2015, evento paralelo ao WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo.
No desfile, os alunos selecionados apresentarão três looks – conceito, prêt-à-porter e streetwear – produzidos por eles durante a competição e que serão exibidos na capital paulista por top models internacionais e new faces, para empresários e formadores de opinião do mercado da moda nacional e mundial, nos Estúdios Quanta.
Na temática utilizada por Willame, ele prioriza a mão de obra artesã aliada à alta costura, criando peças à base de algo totalmente inusitado, mas que tem referência cultural com o Maranhão: o crochê e o chifre de boi. Além disso, o jovem estilista usa um leque de técnicas, texturas e trabalhos manuais que inovam e fazem da sua moda algo surpreendente, o que chamou a atenção do seu coach, o renomado estilista Alexandre Herchcovitch.
“Eu procuro transformar o que é obvio e comum em algo que as pessoas não imaginam que possa ser usado como roupa e faço. Para o desfile, tivemos que seguir a temática ‘influência do mundo no Brasil’, por isso, fui buscar inspiração na França, já que o Maranhão é o único Estado fundado pelos franceses, e vem deles a alta costura na moda. Trago nas minhas peças a alta costura aliada aos trabalhos feitos a mão”, revelou o jovem estilista que tem como nome artístico Willame Knowles. Ele contou que a ideia de utilizar chifre de boi nas roupas surgiu durante um passeio pelo Centro Histórico de São Luís, mais especificamente em lojas de artesanato, onde encontrou diversos produtos como anel, joias, colheres e canecas feitas de chifre de boi.
Para o diretor regional do SENAI-MA e superintendente do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, que também estará em São Paulo, acompanhando o desfile, a participação do Maranhão no Brasil Fashion afirma o trabalho que vem sendo realizado pela área de vestu no estado, assim como a formação de grandes talentos para a indústria. “Esse resultado também é fruto da sinergia da T&I – tecnologia e inovação – na educação profissional, que são áreas que precisam andar em paralelo, agregando valor aos trabalhos desenvolvidos no Maranhão”, ressaltou o diretor.
Segundo Willame, foram essas referências que o levaram a buscar o SENAI para se qualificar. “Eu procurei o SENAI para aliar o que eu já sabia ao conhecimento que a instituição poderia me proporcionar, além do suporte técnico e da credibilidade”. E completou: “Não tenho como mensurar o tamanho e a oportunidade que o SENAI dá para o aluno, além da própria segurança de que tudo vai dar certo. O Brasil Fashion é a oportunidade da minha vida”.
Desfile
O Brasil Fashion é um projeto desenvolvido pelo SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), escola de moda do Departamento Nacional do SENAI e principal formador de profissionais para o segmento, e tem como principal objetivo promover a integração de alunos e ex-alunos com a indústria e com o mercado de trabalho, ao estimular a qualificação profissional e dar visibilidade a novos talentos.
O seleto grupo foi escolhido por representantes da instituição e pelo curador do projeto, Flávio Sabra (SENAI CETIQT). Foram avaliados portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para construir uma grande carreira como estilista.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias