VALORIZAÇÃO

Estado lança prêmio ‘Educadores do Brasil’

O Governo do Estado lançõu a Iniciativa Educadores do Brasil, que une os prêmios sobre educação: Professores do Brasil e Gestão Escola

Governo lança prêmio ?Educadores do Brasil? no estado

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou, na quinta-feira, dia 06, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Iniciativa Educadores do Brasil, que une os prêmios sobre educação: Professores do Brasil e Gestão Escola.

Estiveram presentes à solenidade de lançamento do prêmio, a coordenadora da Assessoria Especial de Assistência Técnica aos municípios da Seduc, Elizabeth Gomes, representando a secretária de Educação, Áurea Prazeres e os gestores das entidades parceiras nesta edição; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Geraldo Castro; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Benedita Costa; a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Lucinete Marques.
“O prêmio é uma possibilidade para crescer enquanto gestor e dar visibilidade para o que está sendo feito. Além disso, o prêmio fortalece uma dos eixos estruturantes da macropolítica de educação do governo Flávio Dino – Programa Escola Digna, que é a gestão educacional”, frisou Elizabeth Gomes.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Geraldo Castro, assegurou que a Undime está empenhada para que o prêmio tenha sua função devidamente efetivada. “A ideia de que boas práticas sejam publicizadas é o que nos move, e temos a certeza de que com o prêmio grandes práticas sejam reconhecidas”, ressaltou.
A diretora do Sinproesemma, Benedita Costa, pontuou que é importante valorizar o trabalho realizado na escola. “É importante fazer o trabalho de mobilização para que todos os professores participem e o gestor da escola seja visto, pois isso traz um resultado positivo para a escola”, disse.
O prêmio
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil estão abertas e os interessados podem participar até 14 de setembro, preenchendo o cadastro inicial no endereço eletrônico: educadoresdobrasil.org.br e acessar a ficha de inscrição com as informações sobre como elaborar o relato de prática.
As premiações são promovidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC), com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica; redefinição do papel do diretor – a partir da disseminação das boas práticas de gestão.
O Prêmio Gestão Escolar (2015/2016) é destinado a escolas de ensino regular da educação básica, da rede pública. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.
Já o Prêmio Professores do Brasil se destina a premiar 30 escolas que façam a produção de um relato de experiência vivida na sala de aula e representa uma forma de sistematizar e organizar o conhecimento produzido pelos professores. Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias