REQUALIFICAÇÃO/SÃO LUÍS

Confira se o seu bairro foi contemplado com as obras de infraestrutura executadas

As dezenas de obras contemplam, entre outras, as áreas de Educação, Urbanismo, Infraestrutura, Cultura, Projetos Especiais e Obras e Serviços Públicos, beneficiando aproximadamente 40 bairros

Aproximadamente 40 bairros de São Luís estão passando por obras de infraestrutura que vão garantir mais mobilidade e segurança para a população. A equipe de O Imparcial percorreu alguns destes pontos onde as ações estão sendo realizadas e constatou que a maioria delas já iniciou os trabalhos, que devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2016. São reformas, reestruturações, requalificações e construções que incluem escolas, hospitais e diversas ruas em bairros periféricos. As mais de 30 ações contemplam, entre outras, as áreas de Educação, Urbanismo, Infraestrutura, Patrimônio Histórico, Projetos Especiais e Obras e Serviços Públicos.
A Bacia do Bacanga passa por revitalização que inclui obra nas duas margens e vai beneficiar comunidades dos bairros do Salinas do Sacavém, Coroadinho e Vila Natal. A recuperação faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, em parceria com o Banco Mundial (BIRD). Os serviços vão recuperar o canal do Rio das Bicas, no Coroadinho, que deve ficar pronto até outubro. “As áreas no entorno também serão urbanizadas com asfaltamento, calçamento e construção de praças”, anuncia o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo. As praças vão ser equipadas com academia aberta, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa e infantis e pista de skate. As praças serão pavimentadas e as ruas do entorno terão blocos de concreto intertravado – tornam o solo mais permeável e ajudam no conforto térmico. Outro benefício será a construção de casas nas margens do canal para abrigar os que moram na parte de cima.
Projeto inclui a implantação e desobstrução de canais em diversos pontos da capital com áreas de convivência. O objetivo é garantir a fluidez das águas das chuvas e urbanizar estas áreas. Entre eles, o canal da Cohab/Cohatrac, que está na etapa de concretagem com implantação de lajes de fundo e paredes laterais. O próximo passo será a implantação de guarda-corpo nas margens e a urbanização, requalificação da paisagem urbana das margens e área de lazer. Construída em concreto armado, a obra tem 1.920 metros de extensão e vai do Planalto Anil II até a Estrada da Maioba. No canal do Renascença foi implantado 140 metros de galeria, ampliando as redes de captação já implantadas e ligadas ao canal.
Foto: O Imparcial.


O Imparcial

Obras no bairro Cohatrac

O Canal do Portinho terá uma extensão de 300 metros com dois de profundidade e seis metros de largura e tem como objetivo resolver o problema de inundação no entorno do Mercado Central e Portinho. Passaram por drenagem as avenidas Magalhães de Almeida e Guaxenduba; as ruas 7 de Setembro, Antônio Rayol, Jacinto Maia, Leôncio Rodrigues, Regente Bráulio; e a Praça do Mercado Central. Novas demolições serão realizadas esta semana para drenagem. “Em toda a área do Canal do Cohatrac e do Canal do Portinho vamos implantar uma nova paisagem urbana, transformando locais, antes deteriorados, sem perspectivas socais e econômicas, em espaços de lazer e integração para maranhenses e turistas”, disse o titular da Semosp.
Foto: Gilson Teixeira/ O Imparcial .


Gilson Teixeira/ O Imparcial

Obras na Praça do Pescador no Portinho

A Praça do Pescador, no mesmo bairro, também passa por reforma e terá quadra para prática de esportes como basquete, handebol e outros, além de posto policial e espaço para exercícios físicos. “O projeto tem como objetivo principal reaproximar a comunidade deste espaço”, avaliou o presidente da Fumph, Aquiles Andrade. Demais praças da capital também estão no cronograma das obras e já vêm recebendo serviços. Esse trabalho se soma às ações educativas e de capacitação profissional de alunos da rede pública.
Nova escola
 
Foto: O Imparcial .


O Imparcial

Na Chácara Brasil moradores serão beneficiados com a construção de uma escola de educação básica

A comunidade do bairro Chácara Brasil e adjacências serão beneficiadas com a construção de uma escola de educação básica. O prédio é erguido na Avenida Goiás, s/n, Chácara Brasil e terá capacidade para 400 alunos em cada um dos três turnos, totalizando 1200 estudantes. A unidade vai oferecer ainda ensino no EJA-Educação de Jovens e Adultos, no período noturno. Serão 12 salas de aula, banheiros – inclusive com adaptação para pessoas com deficiência – pátio interno e externo, biblioteca, laboratório de informática, secretaria, diretoria, sala de professores, refeitório, cozinha e quadra poliesportiva coberta. A previsão é que a unidade esteja em funcionamento já para o ano letivo do próximo ano, atendendo também as áreas do Turu e Divineia. Os recursos são do governo federal, por meio do Ministério da Educação. Outras ações na área da Educação incluem a manutenção e requalificação estrutural em 40 escolas, simultaneamente. Entre os serviços estão reparos e/ou substituição das instalações elétrica e hidráulica, troca do forro, troca de portas e janelas, limpeza de cisternas e caixas d’água, descupinização, pintura, capina e poda de árvores localizadas dentro do espaço escolar. As aulas não serão suspensas durante as obras, garante o secretário municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro Sobrinho. Os estudantes serão remanejados para unidades de ensino próximas ou para prédios adaptados a esta finalidade. Após estes serviços, as unidades vão oferecer também capacitação aos estudantes, informa Geraldo Castro. “Dessa forma, vamos garantir condições de trabalho aos nossos educadores e de aprendizado para os nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal de Educação.
Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

Drenagem Tirirical

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias