EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial do Maranhão comemora 161 anos

A entidade programou uma série de atividades voltadas ao tema, Associativismo com Empreendedorismo, como marco da celebração

Associação Comercial do Maranhão comemora 161 anos, Luzia Rezende

Neste mês de agosto, a Associação Comercial do Maranhão comemora 161 anos de fundação. Para este ano, a diretoria da entidade escolheu o tema “Associativismo com Empreendedorismo” para sensibilizar a classe empresarial sobre a importância da participação do empresário na vivência associativista como forma de desenvolvimento pessoal e profissional. A partir do dia 12 de agosto, em todas as quartas-feiras do mês, a entidade programou uma série de atividades voltadas ao tema, como marco das celebrações do aniversário.

De acordo com a presidente da entidade, Luzia Rezende, a participação nas associações proporciona ao empresário opinar e ser agente de mudança no cenário atual. “Sabemos que, se nos unirmos, teremos mais condições de alcançar conquistas e vitórias para a classe empresarial. Sozinhos, não temos a mesma força. A participação nas entidades de classe nos proporciona esse ambiente de união e força, que é caminho para as mudanças”, destacou Luzia Rezende.
A abertura do mês das festividades acontecerá no dia 12 de agosto, às 19h, na sede da ACM, com a palestra do master coach Felipe Mussalém, que abordará o tema “Associativismo Antes, Networking Depois”. Em sua palestra, Felipe apresentará ao empresário como ele pode usufruir do ambiente associativista para fazer negócios. “O empreendedor de hoje tem que sair de seus muros e participar da comunidade, ser associativista”, destacou o master coach. Nesta mesma noite será realizada a “Exposição Associativismo com Empreendedorismo”, com a participação de entidades empresariais expondo seus produtos e serviços.
Dando prosseguimento à programação, no dia 19 de agosto, às 19h, será realizado o Painel: Cenários Econômicos e o Novo Ambiente de Negócios no Maranhão. O painel contará com a presença do presidente do Instituto Maranhense de Estudos Sócios Econômicos e Cartográficos (IMESC), o economista Felipe Holanda, e do secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC), Simplício Araújo, que apresentarão a realidade socioeconômica do Estado, além das oportunidades de negócios para os empresários maranhenses nesse novo ambiente. A mesa será mediada pelo vice-presidente da ACM, Gustavo Marques, tendo como debatedor o professor doutor João Gonsalo.
No dia 26 de agosto, marcando o encerramento do mês de aniversário, será realizada a solenidade magna em comemoração aos 161 anos da entidade, na qual serão homenageadas as empresas com mais de 50 anos de atuação no mercado maranhense com o mesmo CNPJ. Também recebem homenagens da entidade o prefeito Edvaldo Holanda Júnior e ao governador Flávio Dino.
Fundação ACM
O passo inicial para a fundação da Associação Comercial foi dado no dia 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma comissão de notáveis comerciantes, para representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se o Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época. Identificada com as aspirações do comércio, a “Comissão da Praça”, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.
Programação ACM
Dia 12 de agosto, às 19h
Local: Auditório Arnaldo Ferreira, sede da ACM.
Palestra com o master coach Felipe Mussalém
Tema: Associativismo Antes, Empreendedorismo Depois.
Exposição ‘Associativismo com Empreendedorismo’, com a participação de entidades de classe.
Dia 19 de agosto, às 19h
Local: Auditório Arnaldo Ferreira, sede da ACM.
Painel: Cenários Econômicos e o Novo Ambiente de Negócios no Maranhão
Expositores:
Felipe Holanda, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).
Secretário Simplício Araújo, secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC).
Debatedores:
João Gonsalo, professor doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Gustavo Marques, vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias