EDUCAÇÃO

Governo participa de conferência municipal de educação em Chapadinha

Durante dois dias serão discutidas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação

A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, participou, ontem, 07, da Conferência Municipal de Educação de Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba, com representantes de Secretarias de Educação dos 14 municípios que integram a unidade regional, além de técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), educadores, estudantes, representantes da sociedade civil e lideranças da região.
A conferência, promovida pelo município, tem como tema “Melhorar nossa Educação: compromisso de todos”. Durante dois dias serão discutidas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, que depois de debatido e aprovado na conferência, será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal.
A elaboração dos planos municipais de educação tem a assessoria técnica da Seduc, como parte do Regime de Colaboração entre Estado e municípios – um dos eixos estruturantes do programa ‘Escola Digna’, definido pelo governador Flávio Dino, como macropolítica educacional para o Maranhão, no sentido de garantir o desenvolvimento da educação dos municípios e, consequentemente, do estado.
Na solenidade de abertura da conferência, a secretária Áurea Prazeres enfatizou a importância do momento em que todos se juntam para, de maneira efetiva, transformar em Lei suas perspectivas de uma educação de qualidade. “Nós temos uma meta, um compromisso do governo Flávio Dino: ser o estado com o maior número de municípios, no Brasil, com seus planos aprovados dentro do prazo. O Maranhão foi o segundo estado a concluir, aprovar e sancionar o seu plano estadual de educação e agora vamos avançar com municípios, que contam com o apoio técnico da Seduc”, ressaltou.
A secretária salientou, ainda, que é possível fazer uma educação compartilhada e estabelecer no Maranhão um Sistema de Educação e que o professor será o grande responsável pela efetivação dos planos de educação em suas salas de aula, com o foco na aprendizagem dos estudantes.
Os municípios têm até 15 de junho para concluir seus planos, aprovar e sancionar. Até agora sete municípios maranhenses cumpriram a determinação do Ministério da Educação. Chapadinha faz parte de um grupo de 52 municípios que estão em fase de conclusão de seus planos. “A partir desse plano vamos construir melhorias concretas na educação, desde a creche ao ensino médio. Nós sonhamos que a educação se realize, de fato, lá na sala de aula. Para isso é fundamental a parceria de todos e a do Estado muito nos fortalece”, afirmou Maria Coelho, secretária Municipal de Educação de Chapadinha.
Diálogo
A secretária Áurea Prazeres, também, reuniu com a gestora regional Leodenis Dahmer Baggio e professores da Unidade Regional de Educação de Chapadinha. Na conversa com os gestores e professores foram discutidas melhorias em estrutura de escolas, qualidade de ensino e transporte escolar.
Também foram abordadas questões como concurso público, organização do ensino médio e educação em tempo integral, que já em fevereiro de 2016 deve estar aplicado em cinco escolas. Além da construção de 30 núcleos de Educação Integral em regime de colaboração com os municípios.
“É uma satisfação muito grande viver este momento, porque é a primeira vez que um secretário de educação sai de seu gabinete para discutir com educadores os caminhos da educação na regional”, afirmou Leodenis Dahmer gestora da URE.
Ainda no município a equipe da Seduc vistoriou os centros de ensino Paulo Ramos, Otávio Vieira Passos e Raimundo Araújo. Na Cidade da Anapurús, a 25 quilômetros de Chapadinha, a visita foi ao CE José Maria Cabral Marques. “É muito bom que o Estado esteja indo às escolas, ouvindo os alunos, professores e gestores para se inteirar dos problemas das escolas e buscar solução. Isso é muito positivo”, disse a professora da escola Érika Gama. “Eu acho interessante, porque isso nunca tinha acontecido”, frisou a Aluna Francisca de Sousa, do primeiro ano.
Ainda no município, a secretária Áurea Prazeres reuniu com o secretário municipal de educação, Júlio César de Almeida. No encontro foram discutidas ações para fortalecimento do regime de colaboração Estado e município na esfera educacional.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias