Espetáculo

Via Sacra do Anjo da Guarda acontece nesta quinta e Sexta-feira Santa

A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda.

Um dos palcos da encenação, jesus sendo crucificando. (Foto: Reprodução/Instagram)

O espetáculo teatral a Via Sacra do Anjo da Guarda, completa este ano 43 edições. A peça será realizada nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a partir das 18h, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. 

A produção da encenação da Paixão de Cristo traz o tema “Humanidade: uma poética de expressão coletiva”. A Via Sacra mobiliza uma grande comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos duas mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística. São esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dois dias de espetáculo. 

O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981 com o objetivo de traduzir para a população, o sentimento libertário da Paixão de Cristo. Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica.

A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, há 42 anos atrai uma verdadeira multidão para acompanhar de perto a via crucis encenada pelo Grita.

A comunidade do Anjo da Guarda

A história da comunidade do Anjo da Guarda, situada na Área Itaqui-Bacanga, é marcada pela resistência dos movimentos sociais e pelo desenvolvimento da cultura popular. A combinação da forte religiosidade dos moradores com a luta pela conquista dos direitos humanos, serviu de inspiração para o Grupo Grita, que optou em 1981 por montar o espetáculo Via Sacra, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo na movimentação em torno do desenvolvimento da própria comunidade. 

O envolvimento da comunidade é fator determinante para o sucesso da produção. Durante mais de 40 anos de espetáculo, mais de dois milhões de pessoas assistiram à Via Sacra do Anjo da Guarda, que já se tornou um evento fixo no calendário cultural do Estado e um vetor econômico e turístico para a região.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias