CHECAMOS

Compras de produtos chineses diminuíram 78% no Brasil por conta do coronavírus? Checamos!

A queda seria consequência de um boicote por parte dos brasileiros por causa da pandemia do Covid-19

Post no Facebook - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo um post nas redes sociais, a compra de produtos da China diminuiu 78% no Brasil. Isso, estaria acontecendo pois os brasileiros estariam boicotando o país por conta da pandemia do Covid-19.

O post dizia “Compras da China caem 78% no Brasil, segundo o INCINT. Os brasileiros passaram a boicotar os produtos chineses“.

Porém, segundo dados do Ministério da Economia houve uma retração de 7,2% no valor acumulado das compras vindas da China entre janeiro e junho de ano 2020, em comparação ao mesmo período do ano passo (2019). Mas, essa redução também aconteceu nas importações de outros importantes parceiros comerciais brasileiros, como os EUA (4,4%), a Alemanha (9,6%) e a Argentina (30%).

Segundo dados do IBGE, a queda nas compras importadas da China diminuiram menos que o total de importações brasileiras no mesmo período, que apresentou a variação negativa de 10,5%.

De acordo com o Fecomércio-SP, embora eles salientem que não dispõe de informações específicas sobre os produtos chineses, as vendas diminuíram por conta do momento, “as vendas do comércio varejista brasileiro sofreram forte queda por conta da pandemia de coronavírus, e que não só os chineses foram afetados, mas também produtos de outras nacionalidades”.

No Facebook, a declaração aparece em postagens que tinham ao menos 3 mil compartilhamentos. O conteúdo foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias