NOTÍCIA BOA

Voo com 368 brasileiros repatriados da Ásia chega ao Brasil hoje

Os brasileiros estavam no Vietnã, Tailândia e Indonésia e devem chegar em São Paulo na noite desta quarta-feira

(Foto: Ministério das Relações Exteriores)

Embaixada do Brasil em Jacarta embarcou 136 brasileiros que se encontravam retidos em Bali

Brasileiros que estavam no Sudeste Asiático, foram repatriados de diferentes países e embarcaram em um avião fretado pelo Ministério das Relações Exteriores. O grupo é formado por 368 pessoas, entre adultos e crianças, que devem desembarcar às 18h desta quarta-feira (22) no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O voo GA 8800 foi fretado pelo Ministério das Relações Exteriores, a empresa Garuda Airlines pela primeira vez faz uma viagem ao Brasil. No itinerário o voo saiu de Hanói,  com 45 brasileiros retidos no Vietnã, em seguida passou pela capital da Tailândia, Bangkok, para embarque de mais 187 passageiros e por último Medan, na Indonésia, onde embarcaram os últimos 136 brasileiros da lista de repatriação. A aeronave tem escala prevista em Amsterdã, Holanda, depois segue para São Paulo.

Um vídeo foi divulgado na página do Facebook do Ministério das Relações Exteriores, com depoimentos dos brasileiros agradecendo a oportunidade de voltar para casa.

Essa é a primeira vez que a assistência consular a brasileiros no exterior incluirá fretamento de voos para trazer de volta brasileiros no mundo todo.

Lista de Repatriação 

A lista foi feita com base em algumas prioridades, atendendo principalmente aqueles que já tinham voos de retorno ao Brasil, mas que foram cancelados devido ao coronavírus. Uma lista de espera já tem pouco mais de 60 brasileiros só na Tailândia, que aguardam a oportunidade de um novo voo.

A lista de repatriação foi elaborada pela Embaixada do Brasil em Bangkok, que tem estado em constante comunicação com os brasileiros, emitido informações sobre a situação do voo e lista de espera de pessoas através de grupos em WhatsApp e email.

Cancelamentos e remarcações

O voo de repatriados com destino ao Brasil estava marcado a princípio para o dia 16 de abril, mas foi cancelado, pois a aeronave deveria fazer uma escala no Qatar, mas apesar das solicitações do governo brasileiro, não foi autorizado o pouso do avião.

A companhia aérea necessitou de mais um período para alterar o plano de voo.  A maior dificuldade foram os diversos aeroportos fechados ou com restrições de pouso por causa do coronavírus. 

Só no último dia 18 de abril, a embaixada recebeu comunicação da Garuda Airlines informando a possibilidade de embarque dos brasileiros retidos na Tailândia na tarde de terça-feira, 21, com a nova rota. 

Quem está no exterior e está sendo afetado pela crise do novo coronavírus, deve informar ao MRE sua situação através de um formulário, que está neste link.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias