PROGRAME-SE

6 destinos no Nordeste para explorar em 2020

O ideal é se programar com antecedência, já que deixar para cima da hora pode acarretar em mais gastos.

Divulgação

O ano começou e com ele vieram também os planejamentos, incluindo as tão sonhadas viagens. Entre os destinos mais populares está o litoral nordestino, com praias paradisíacas, sol e calor.

Com tantas opções na hora de escolher o roteiro, deve-se levar em conta o custo-benefício de cada um e o que você está buscando, como, por exemplo, descansar ou um lugar mais badalado.

O ideal é se programar com antecedência, já que deixar para cima da hora pode acarretar em mais gastos. E se o planejamento for a longo prazo, aqui também vai uma sugestão para suas próximas férias. Confira!

Rota das Emoções (MA, PI, CE)

Foto: Reprodução Auroraeco

Vamos começar falando de um roteiro que pouca gente conhece, mas que vale muito a pena porque você consegue visitar os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) na mesma viagem. Além disso, o percurso pode ser feito de carro ou com o apoio de agências de turismo locais. Este roteiro é para quem quer passar no mínimo 10 dias viajando, sendo o ideal 15 dias para aproveitar os lugares com prazer e sem correria.

Tem agências que montam pacotes fechados e outras que você adapta o roteiro de acordo com suas preferências, pois é possível fazer só os principais destinos ou visitar outros menos conhecidos. É bom lembrar que fazer esses roteiros por conta própria pode sair mais em conta e você fica mais livre para decidir quantos dias permanecer em cada lugar, porém as agências dão um suporte maior e é possível parcelar as despesas no cartão de crédito.

A Rota das Emoções é composta por três áreas de proteção ambiental, totalizando 900 km de estrada com diversas atrações turísticas. A rota pode começar pelo Maranhão ou pelo Ceará, já que o Piauí está entre os dois estados.

Iniciando pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – que muitos viajantes defendem ser o ponto alto do roteiro –, você tem a opção de passeio em Barreirinhas pelo Rio Preguiças (Vassouras, Mandacaru e Caburé), Lagoa Azul e Lagoa Bonita, além do vilarejo de pescadores de Atins. Também vale incluir no roteiro o município de Santo Amaro e Primeira Cruz, que fazem parte dos Lençóis Maranhenses.

Foto: Edilson Morais Brito

Em seguida é a vez de visitar Tutóia (MA) com um circuito de praias e os Pequenos Lençóis. A cidade faz parte do Delta, composto por municípios do Maranhão e Piauí. O Delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas. Nele é possível contemplar a revoada dos guarás – um pássaro grande de cor vermelha típico da região –, e visitar lindas praias em Parnaíba (Lençóis Piauienses e Praia de Itaqui), Ilha Grande, e Luís Correia (Praia do Macapá, Praia do Coqueiro e Praia de Atalaia), além de dunas e mangues.

Ainda no Piauí a vila de Barra Grande é outro atrativo com um povoado rústico e point de kitesurfistas. A última cidade piauiense é Cajueiro da Praia, que tem o maior cajueiro do mundo.

Divulgação

Chegando ao Ceará pela cidade de Chaval/Barroquinha, quase na divisa com o Piauí, o Parque das Pedras é o passeio ideal para quem gosta de aventura e pode fazer a Trilha da Carnaúba. Outra opção é ir direto para Camocim, fazendo parada na Praia de Curimãs, Bitupitá, Pontal das Almas, Praia do Maceió, Tatajuba e Mangue Seco (Guriú) até chegar em Jericoacoara. A vila da Jijoca dispensa apresentações, cheia de atrativos para quem quer passear de dia e bem badalada a noite. Em Jeri é possível conhecer a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Praia do Preá, fazer passeios de Buggy, visitar a Pedra Furada e curtir o Pôr do Sol nas Dunas.

Próxima »1 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias