BASE DE ALCÂNTARA

Veja o vídeo: CLA realiza primeiro lançamento de 2020

A Operação foi iniciada desde o dia 22 de junho, seguiu com os procedimentos de segurança de interdição

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (25) o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020.

A operação que tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA de 2020. A Operação Falcão é a primeira a ser realizada no CLA neste ano e não possui carga útil científica, neste lançamento.

Além do treinamento das equipes envolvidas, a operação exercita as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos dos foguetes.

O lançamento do FTB ocorreu às 17h52 pelo horário de Brasília e o veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetro em apenas 1 minuto e 15 segundos. Em um total aproximado de 2 minutos e 44 segundos de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.

A Operação foi iniciada desde o último dia 22 de junho, seguiu com os procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.

O FTB utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações.

“Destaca-se na Operação Falcão a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, confirma o Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, Diretor do CLA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias