TECNOLOGIA

Apple anuncia iOS 14; Saiba quais são as novidades

Nova versão terá mudanças na tela inicial, Siri e apps como Messages, Maps e CarPlay

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (22), a Apple anunciou, através da sua conferência global para desenvolvedores, uma nova versão do seu sistema operacional presente nos iPhones, o iOS 14. Entre as novidades estão mudanças na tela inicial, Siri e apps como Messages, Maps e CarPlay.

Este ano a conferência global para desenvolvedores acontece on-line por conta da pandemia de coronavírus e tem conteúdo gratuito para cerca de 23 milhões de desenvolvedores que trabalham com a Apple.

Novidades iOS 14

Será possível esconder diferentes páginas da tela inicial com a introdução da Biblioteca de Aplicativos, que vai aglomerar todos os aplicativos em uma única página, divididos por tema. Os mais usados vão ficar no topo da página.

Também será possível ocultar páginas na tela inicial, “escondendo” facilmente apps que você não usa no dia-a-dia. Além disso, houve mudança na exibição de informações que aplicativos podem apresentar, como datas no calendário ou temperatura e previsão do tempo.

Na nova versão da Siri, a função não vai tomar mais a tela toda do aplicativo quando chamada e vai ganhar funcionalidades mais inteligentes. Outra novidade é o Aplicativo “Translate”, que vai permitir que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, com o app intermediando a tradução.

Mais uma mudança anunciada foi em reçãoa à notificações de ligações: a partir de agora quando o usuário recebe uma ligação ela não tomará mais a tela inteira se o aparelho estiver em uso e aparecerá como uma notificação simples, no topo da tela.

O App Clips é também uma inovação da Apple. A empresa vai utilizar tecnologia NFC para permitir que desenvolvedores insiram em uma espécie de código pequenas partes de um aplicativo, de até 10MB, que terá integrações que vão permitir realizar pequenas ações mesmo sem ter o aplicativo.

Message

O Messages também terá mudanças no iOS 14. Agora os usuários podem “prender” conversas importantes ao topo da lista, e customizar a aparência de um grupo com um ícone ou emoji (como já é possível no WhatsApp).

CarPlay

O App vai receber novas opções de papéis de parede e novas categorias de apps (para estacionamento e recarga de veículos elétricos).

Apple Maps

O Reino Unido, Canadá e Índia irão receber os novos mapas do Apple Maps, mais detalhados e ricos em informações. O aplicativo vai receber guias que ajudarão os usuários a encontrar grandes lugares para comer, comprar ou explorar, atualizados automaticamente. Novas opções de cálculo de rota também estarão disponíveis.

Aparelhos compatíveis

O novo iOS estará disponível para os mesmos aparelhos que receberam o iOS 13, lançado no ano passado. Veja a lista:

  • – iPhone 6s;
  • – iPhone SE;
  • – iPhone 7;
  • – iPhone 8;
  • – iPhone X;
  • – iPhone XR e XS;
  • – iPhone 11 e 11 Pro;
  • – iPhone SE 2.

O novo sistema estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores da Apple. Uma versão beta pública poderá ser baixada em julho e a versão final chega a partir de outubro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias