ANSIEDADE

Pessoas ansiosas na Pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo.

Reprodução

A ansiedade na quarentena tem sido uma grande preocupação desde o início da pandemia do coronavírus. Com o isolamento social adotado para conter a propagação do vírus, milhões de brasileiros isolados dentro de suas casas, alguns deles, sozinhos, sem acesso a áreas abertas, por tempo indeterminado.

Muitos tiveram que enfrentar uma nova rotina, carregada de incertezas sobre o futuro, insegurança financeira, angústias, entre tantos outros sentimentos. Esses e outros fatores puderam desencadear transtornos como a ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansiosos do mundo e o quinto mais depressivo. Ao todo, 9,3% da população brasileira, ou 18,6 milhões de indivíduos vivem com o transtorno.

Ansiedade

A ansiedade é um sistema de respostas, físicas e emocionais, ativado quando algum evento ou situação podem ser percebidos, muitas vezes de maneira antecipatória, como algo que pode ameaçar o indivíduo de alguma maneira. A crise de ansiedade se configura, quando de maneira desorganizada o indivíduo começa a perceber a realidade sendo absorvido por uma angústia associada a uma ameaça a sua integridade, gerando um descontrole emocional, com muitos sintomas físicos e psicológicos envolvidos.

Sintomas

A ansiedade não afeta apenas a mente, mas também o corpo e desempenho.

Sintomas Físicos

PalpitaçãoFalta de ar
Sensação de garganta fechadaTremores
NáuseaFormigamentos
SudoreseBoca seca
Ondas de calorCalafrios
Tensão muscularDor no peito Taquicardia (coração acelerado)
Sensação de desmaioTonturas

Sintomas Psicológicos

ApreensãoMedo
AngústiaInquietação
InsôniaDificuldade de concentração
Incapacidade de relaxarPensamentos catastróficos

Realizar atividades que te dão prazer e te fazem feliz, é uma maneira de tornar o seu dia menos pesado e estressante. Conheça as dicas da psicoterapeuta Hélen Andrade sobre exercícios e atividades indicadas para amenizar os sintomas.

“Uma maneira eficaz de combater a ansiedade, é se imaginar em um local calmo, seguro e agradável. Pode ser um campo de flores ou um cenário real em que a pessoa se sinta bem”, explicou Hélen.


Treine a respiração profunda
Quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos e devemos relaxar. O efeito é quase imediato.

Faça técnicas de relaxamento
Procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho, nos problemas, nas pendências. Concentre-se apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar o relaxamento. Repetindo essa curta sessão de relaxamento diariamente, você logo sentirá menos ansiedade.

Pratique atividades físicas
Faça alguma atividade física ao menos três vezes na semana, isso ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia. Se você não tem o hábito, procure uma atividade a qual acredita que irá gostar e persista pelos primeiros dias, importante é não desistir.

Alimente pensamentos bons
Podemos modificar nossos pensamentos quando quisermos. Basta começarmos a prestar mais atenção neles. Quando você sentir a necessidade de criar um cenário catastrófico referente a uma situação complicada, visualize exatamente o oposto. Pense em coisas prazerosas, liste as suas qualidades. Brinque de ver o futuro e imagine surpresas boas ao longo do seu dia. Dessa forma, você aprende a expulsar os pensamentos de má qualidade que não ajudam em nada.

Durma bem
A qualidade do nosso sono reflete em nosso humor e disposição. Dormir bem é importante para a saúde como um todo, por isso, crie um ritual noturno para afastar o desgaste emocional e físico. Você pode tomar um chá, fazer uma leitura leve ou ouvir um áudio relaxante. Procure se afastar de eletrônicos antes de adormecer. A televisão e o celular são estímulos desnecessários na hora de dormir.

Outra dica é não pensar no dia seguinte, deixe para lidar com as pendências da semana no momento correto, ou seja, após o nascer do sol.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias