Bem-Estar

Evite dores na coluna com essas dicas imperdíveis

Estima-se que cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia na vida e o sofá pode estar entre um dos vilões

Reprodução

Uma grande parcela da população mundial hoje em dia convive com dor na coluna, que pode ser fruto de má postura, do sedentarismo, de posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados.

Estima-se que cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia na vida e, acredite se quiser, uma das causas dessas dores pode ser causada pelo sofá, um dos itens indispensáveis nas residências e nos horários de descanso.

Segundo Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico das Unidades de Guarulhos do ITC Vertebral e do Instituto Trata, passar muito tempo sentado ou deitado no sofá pode causar mais dor do que o tão almejado relaxamento.

“Dependendo da maneira como você fica, é impossível manter a postura correta. Na maioria das vezes estamos afundados entre as almofadas. Depois, há o fato de que ficar sentado por muito tempo faz com que os músculos de suporte ao redor da coluna e da pélvis sejam desativados, o que pode levar a uma dor crônica nas costas”.

 

De acordo com o fisioterapeuta, durante o tempo em que as pessoas estão no sofá, elas geralmente estão preocupadas com outras coisas e por isso fica difícil analisar como estão sentadas e a má postura acaba sendo uma das principais responsáveis pelas indesejadas dores.

A postura inadequada  pode causar estresse nos tecidos, nas articulações e nos discos. Dessa forma, a saúde geral das costas vai se enfraquecendo, ocasionando dores não só quando estamos sentados, mas também deitados e em pé.

As orientações são para não fazer do sofá o local preferido da casa, relaxar nele sempre que puder, mas alternar as posturas. Utilizar almofadas para ficar mais confortável e também levantar de tempos em tempos para gerar um descanso após a mudança de posição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias