SAÚDE

Camila Pitanga e a filha contraem Malária, entenda sobre a doença

A atriz e Antônia testaram positivo para doença após 10 dias de incertezas

Foto: Reprodução

Foi através das redes sociais que Camila Pitanga anunciou ter sido diagnosticada com Malária. Em seu relato confessional, a atriz contou que foram 10 dias de muito sufoco e incerteza pois os sintomas de febre e calafrios persistiam, mas não chegavam a um diagnóstico. A filha de Camila, Antônia de 12 anos também testou positivo para doença.

Nos primeiros dias de sintomas as duas também foram submetidas a testes de COVID-19 que deram negativo. A suspeita que seria outra enfermidade veio após conversa com uma amiga que relacionou os sintomas da atriz ao lugar onde ela está em isolamento social, uma área de Mata Atlântica no litoral de São Paulo.

Camila também ressaltou a importância do SUS no tratamento da doença. “A suspeita era malária, doença muito rara, e não há melhor lugar para você ser tratado do que a rede SUS, local de referência e excelência para doenças endêmicas.” disse a artista.

Sobre a doença:

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, os principais sintomas da doença são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Mas também há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

A transmissão ocorre através da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária pode variar de acordo com a espécie de plasmódio. A doença não pode ser transmitida pela água.

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes. Já as medidas coletivas incluem drenagem de coleções de água, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra.

A Organização Mundial de Saúde ainda ressalta a importância do diagnóstico da doença ainda em fase inicial e da testagem através exames parasitológicos por microscopia ou de testes rápidos de diagnósticos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias