MONITORAMENTO

São Luís está entre as três capitais que tiveram redução na taxa de contágio da Covid-19

O monitoramento foi divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira (16).

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que São Luís está entre as três capitais brasileiras que estão conseguindo manter o controle da taxa de contágio da Covid-19, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia. O monitoramento foi divulgado pelo jornal nesta quinta-feira (16).

De acordo com os dados, “das 27 capitais brasileiras, apenas Manaus, Recife e São Luís têm a situação por ora sob controle, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia,” afirma.

O jornal enfatiza que a capital maranhense foi a primeira do país a adotar o lockdown, bloqueio total das atividades, após um colapso na rede de saúde, e mesmo após retomarem parcialmente as atividades, apresenta uma diminuição significativa da disseminação do vírus desde meados de junho.

A Folha destaca ainda que São José de Ribamar, é um dos municípios que registra poucos novos casos. O monitoramento mostra ainda, que a capital é uma das 8 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes onde a epidemia está sob controle.

Para alcançar os números, o jornal utilizou um modelo estatístico desenvolvido por pesquisadores da USP, com base em estudo de epidemiologistas da Unesp. “O modelo se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um período de 30 dias, com mais peso para o período mais recente. Com isso, é medida a aceleração da epidemia, ou seja, a forma como o número de novos casos cresce ou diminui”, explica a Folha.

Coronavírus no Maranhão

Mesmo com os 217 municípios contaminados pelo novo coronavírus, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (16), o Maranhão apresenta uma situação de estabilidade.

O boletim informa que o estado tem 104.126 casos confirmados de coronavírus e 2.608 óbitos. Nas últimas 24h, foram notificadas 36 novas mortes e 1.657 casos de Covid-19. O interior do estado contabilizou 1.526 novos casos, Imperatriz registrou 19 e a Ilha de São Luís teve 112.

Em contrapartida, o número de pessoas recuperadas da doença já é quatro vezes maior que o de casos ativos. O estado já contabiliza 87.059 pessoas curadas. A taxa de letalidade no estado (2,5%) continua abaixo da média nacional (3,81%).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias